Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
CGU avalia derrubar 234 sigilos do governo Bolsonaro

CGU avalia derrubar 234 sigilos do governo Bolsonaro

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 03 de fevereiro de 2023

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Carvalho, disse hoje, 3, à imprensa que o órgão vai analisar se derruba 234 sigilos impostos a processos pelo Governo Jair Bolsonaro. Eles foram considerados “indevidos” pela CGU.

O órgão informou que o governo Bolsonaro impôs 1.335 sigilos a processos. Desse total, 234 terão sua derrubada avaliada. Ainda não é possível afirmar que os outros 1.101 processos permanecerão sob sigilo: isso vai depender da avaliação destes 234 iniciais. Porém, o ministro falou que apenas o “mínimo” dos processos deverão continuar com os sigilos após a análise do ministério.

Entre os processos que serão avaliados, Carvalho informou que estão sigilos relacionados ao cartão de vacinação do ex-presidente Bolsonaro; gastos públicos com as “motociatas” promovidas ao longo do governo; e informações sobre visitas dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto.


Leia mais:

  • segurança nacional: 111
  • segurança do presidente e familiares: 35
  • informações pessoais: 49
  • atividades de inteligência: 16
  • outros: 23

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a promessa, durante a campanha eleitoral, de fazer a revisão dos sigilos de 100 anos impostos por Bolsonaro. Ao tomar posse em 1º de janeiro, Lula assinou ato determinando que a CGU revisasse os processos sob sigilo. Desde então, o governo já tornou públicos os gastos com cartão corporativo da administração Bolsonaro.