
Na CMM, vereador denuncia envio de filhotes de onça de Manaus para Guarulhos com apoio do Ibama

Durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta terça-feira (1º/6), o vereador Aldenor Lima (União Brasil) criticou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após a veiculação de uma reportagem do programa Domingo Espetacular, da TV Record. O parlamentar denunciou a transferência de dois filhotes de onça-pintada resgatados no interior do Amazonas para o zoológico de Guarulhos, em São Paulo.
De acordo com a matéria citada pelo vereador, os animais foram levados para o zoológico paulista com apoio do Ibama. A situação gerou indignação por parte de Aldenor Lima, que classificou a ação como um desrespeito ao bioma amazônico.
“As pessoas [de Manicoré] viram nas redes sociais da Prefeitura de Guarulhos e não só isso, a prefeitura está fazendo uma enquete para mudar o nome dos animais, como se já não bastasse tirar os animais aqui do nosso estado, do nosso bioma, para levar pra Guarulhos como atração turística. Eles fizeram tudo isso e o Ibama que ajudou a legalizar o translado”, criticou o vereador.
Veja:
Na CMM, vereador denuncia envio de filhotes de onça de Manaus para Guarulhos com apoio do Ibama pic.twitter.com/fTgycwstZC
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) July 1, 2025
Saiba mais:
- Raulzinho critica vereadores “isentos” na CMM e diz que “máscaras vão cair” em 2026
- VÍDEO: Presidente do IMMU diz que novos radares entrarão em operação em Manaus neste 2º semestre
Aldenor Lima ainda afirmou que enviou um ofício ao órgão federal questionando por que os filhotes de onça não foram encaminhados ao Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), tradicional espaço de conservação e exposição de fauna amazônica em Manaus.
Segundo o vereador, os filhotes de onça-pintada já tinham nomes definidos: o macho foi chamado de “Coré” e a fêmea, de “Mani”, uma homenagem ao município de Manicoré, onde foram resgatados. A mudança dos nomes por meio de uma enquete pública promovida pela Prefeitura de Guarulhos não foi bem vista pelos moradores de Manicoré.
Resgate das onças
Os dois filhotes foram encontrados por ribeirinhos na Comunidade São João, zona rural de Manicoré, interior do Amazonas. Após o resgate, ocorrido em 31 de março, os animais foram entregues à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Em 2 de abril, eles foram oficialmente transferidos ao Ibama, que, posteriormente, autorizou o envio para o zoológico em São Paulo.