Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Comissão de Segurança Pública da CMM sugere que Guarda Municipal se torne Polícia Municipal

Comissão de Segurança Pública da CMM sugere que Guarda Municipal se torne Polícia Municipal

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 13 de março de 2025

O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Coronel Rosses (PL), afirmou à Rede Onda Digital, que um dos principais focos da equipe será em torno das discussões da Guarda Municipal. A ideia é convocar o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto Siqueira.

“Dentre vários projetos que nós já temos ali, nós temos um especial que é o secretário municipal de Segurança nos mostre lá no plenário, lá na Câmara Municipal, qual vai ser o passo a passo para que a Guarda Municipal saia do título. De guarda e se transforma em Polícia Municipal”, declarou o parlamentar.

Segundo Rosses, que possui um amplo conhecimento de Polícia Militar do Estado do Amazonas e atuou na Secretaria de Segurança Pública do Estado, não é simplesmente adicionar um distintivo na farda, mas sim, apresentar uma proposta completa que aborde todas as tratativas necessárias para implementar esse projeto.

“Simplesmente não é chegar ali e colocar uma bandeira aqui, colocar o nome Polícia Municipal na farda e agora sou polícia. Eu quero saber qual o projeto, qual o planejamento, quais são os passos que vai seguir até que eles (efetivo) estejam capacitados, especializados para exercerem o poder de policial municipal que é o que a população de Manaus quer”, acrescentou.

 


Saiba mais: 

David Almeida fala pela primeira vez após viagem ao Caribe: “errei”

Vereadores de Manaus participarão de encontro com Lideranças do Transporte Alternativo em Brasília por 4 dias


Comissão na CMM

O parlamentar ainda fez um balanço positivo sobre a comissão, que atuará com outras demandas na casa legislativa. A comissão tem três policiais militares e dois policiais civis.

“Eu acredito que a primeira vez que a Comissão de Segurança Pública, não só do município, mas do estado, onde a gente abrange também a Assembleia Legislativa, está fazendo ideias para que a gente possa realmente trabalhar efetivamente, não só para a melhoria da Guarda Municipal, mas também cobrando e exigindo do poder público e estadual no que diz respeito à segurança pública”, frisou o vereador.