Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Engolir faz mal e engorda? Confira sete fatos sobre o sêmen

Engolir faz mal e engorda? Confira sete fatos sobre o sêmen

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 08 de março de 2025

O sêmen é um verdadeiro protagonista da reprodução, além de fazer parte das fantasias e desejos de uma boa relação sexual. Porém, poucos conhecem todos os seus segredos. Além de carregar espermatozoides prontos para a ação, esse fluido esconde curiosidades que vão desde sua composição até sua relação com o humor.

Se você já se pegou pensando em questões como “será que engorda?”, “é verdade que faz bem para a pele?” e a grande dúvida de todas “faz mal engolir?” chegou a hora de tirar essas dúvidas.

Existe um sêmen perfeito?

Se houvesse um concurso de qualidade espermática, o sêmen campeão teria que atender a alguns critérios. Segundo o especialista em medicina sexual Dr. Edwin Reyes Alpaca, um sêmen saudável tem:

  •         Cor: branco ou cinza bem clarinho.
  •         Cheiro: lembra um pouco cloro (sim, você leu certo).
  •         Sabor: levemente adocicado (se estiver azedo, é bom investigar).
  •         Textura: espessa e gelatinosa ao sair, mas se liquefaz ao entrar na vagina.

Dá para turbinar a qualidade do esperma?

Se você quer que seu “time” nade mais rápido e melhor, a alimentação pode ajudar. Uma dieta rica em ômega-3, zinco, selênio, ferro, iodo e vitaminas A, C, D, E e B12 pode dar aquele UP na qualidade do sêmen. Alimentos como peixes, castanhas, vegetais verdes e frutas cítricas são aliados nesse processo.

Engolir faz bem ou faz mal?

Aqui está um tema que sempre gera polêmica no sexo oral. Engolir sêmen não faz mal à saúde (a menos que haja alguma infecção envolvida), mas também não há evidências científicas de que traga benefícios milagrosos.

O líquido é composto por proteínas, frutose, vitaminas e minerais, e nada disso é prejudicial. No entanto, a escolha é pessoal – e deve ser respeitada.


Leia mais

Abstinência sexual pode afetar a mente e o corpo, dizem especialistas

Saiba como estimular a produção de colágeno e manter a pele jovem


Sêmen engorda?

Calma, você não vai ganhar uns quilinhos a mais por isso. Cada ejaculação libera entre 2 ml e 5 ml de sêmen, o equivalente a cerca de 10 calorias – praticamente o mesmo que uma clara de ovo ou um punhado de framboesas.

Então, a menos que você tenha uma dieta baseada exclusivamente nisso (o que seria no mínimo estranho), a balança não vai nem notar.

Sêmen pode melhorar o humor?

Segundo um estudo publicado em 2008, mulheres que recebem sêmen diretamente na vagina relataram maior satisfação com a vida e menor tendência à depressão.

A pesquisa sugere que substâncias presentes no fluido podem influenciar o equilíbrio hormonal, mas o tema ainda divide opiniões científicas.

E se cair no olho?

Se isso acontecer, não precisa entrar em pânico – mas também não espere uma sensação agradável.

O contato do sêmen com os olhos pode causar ardência, vermelhidão e irritação, mas nada que um bom enxágue com água corrente não resolva. A dica de ouro: não esfregar os olhos, ou a irritação pode piorar.

Tem gente alérgica a sêmen?

Por mais curioso que pareça, sim, isso existe. Um estudo da Universidade de Manchester mostrou que até 12% das mulheres entre 20 e 30 anos podem ter hipersensibilidade ao esperma e nem desconfiar disso. Os sintomas variam entre coceira, inchaço e até reações mais intensas.

Seja como for, o sêmen continua cercado de mitos e tabus – mas conhecimento nunca é demais. Afinal, quando o assunto é sexo, informação de qualidade sempre vale ouro.