
TV A Crítica desmente Folha de SP e afirma que seguirá com transmissão do Festival de Parintins

O diretor-presidente da TV A Crítica, Dissica Calderaro, desmentiu a informação publicada pela Folha de São Paulo, neste sábado (28/06), em que apontava que a TV Globo passaria a transmitir o Festival de Parintins, em 2026. Em entrevista ao colunista Sandro Nascimento, do site UOL, Dissica afirmou que renovou recentemente o contrato de exibição, que tem multa de rescisão alta, além de destacar o forte investimento realizado pela emissora neste ano para transmitir o festival em 4K.
“Não, não procede (sobre a Globo). Fizemos a renovação do contrato. Realizamos um investimento volumoso em tecnologia para cumprir nosso compromisso com outros grandes players internacionais do mercado. Esse investimento foi justamente feito para atender às exigências técnicas que esses players impõem”, disse Dissica ao Na Telinha.
Sem interesse em deixar o Festival
O diretor-presidente do A Crítica destacou que não tem interesse em deixar de transmitir o Festival de Parintins. O evento começou nesta sexta e segue até domingo (29/06), onde o Boi Garantido e Caprichoso disputam mais um título na arena do Bumbódromo. “Contrato é longo, com multa altíssima, o que nos dá segurança nos investimentos que fizemos. E não temos interesse em parar o trabalho que a gente vem desenvolvendo. Não é trabalho de três noites — é um trabalho de um ano inteiro”, disse ele.
TV Globo na transmissão
De acordo com a coluna F5, da Folha de SP, o jornalista Gabriel Vaquer teria revelado que a partir do próximo ano a TV Globo passaria a transmitir o festival, que ocorre todo mês de junho, no município de Parintins, no interior do Amazonas. Segundo ele, os Bois Garantido e Caprichoso já teriam aceitado a proposta e que o evento passaria a ser transmitido na TV aberta e por assinatura e também no streaming da emissora.
Além disso, segundo Vaquer, o governador do Amazonas Wilson Lima estaria intermediando as negociações com os executivos da Globo que estiveram em Manaus para acompanhar os detalhes das apresentações dos bumbás.
Pega de Surpresa
Ainda de acordo com o Na Telinha, a Globo informou que foi pega de supresa e negou a informação divulgada. “Recebemos com surpresa a confirmação de que a Globo tinha fechado contrato de transmissão do festival de Parintins a partir do próximo ano. Executivos da Globo estão na cidade, junto com equipes da Afiliada Rede Amazônica, tratando da cobertura jornalística e para os programas de entretenimento da Globo”, finalizou.