Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Corante derramado em lago deixa animais azuis em Jundiaí

Corante derramado em lago deixa animais azuis em Jundiaí

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 14 de maio de 2025

Um vazamento de corante azul após o acidente de uma carreta causou impacto ambiental no Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), na terça-feira (13/5). Imagens aéreas feitas por um drone mostram a água do córrego completamente tingida, com coloração intensa, atingindo também a fauna local. Quatro aves aquáticas foram resgatadas após ficarem completamente azuis.

O produto, usado na coloração de embalagens como caixas de ovos, tem odor forte e, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), cerca de 2 mil litros da substância foram despejados. A alteração nas características da água provocou a morte de peixes, confirmada por técnicos que ainda monitoram a área nesta quarta-feira (14/5).


Leia mais

Cena inacreditável: caixão com morto despenca de carro de funerária em Manaus

Aline Moraes republica crítica contra roupa de Virginia na ‘CPI das Bets’: “Carteirada da boa mãe”


A Associação Mata Ciliar, que atua na preservação da biodiversidade, resgatou três gansos e um pato que tiveram as penas tingidas pelo corante. Todos passaram por procedimentos de desintoxicação. A entidade também busca por capivaras que habitam a região e podem ter sido afetadas.

De acordo com a prefeitura de Jundiaí, parte da carga também se espalhou pela pista, o que levou ao bloqueio total do acesso ao bairro Jardim Tulipas. A via foi liberada apenas na manhã desta quarta. A CPFL informou que enviou equipes para auxiliar na remoção do caminhão e substituição de um poste atingido. O fornecimento de energia foi temporariamente interrompido durante os trabalhos, sem prejuízo aos consumidores.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. De acordo com a TV TEM, o motorista não estava na cabine no momento em que o caminhão desceu e colidiu com um poste. Equipes do Grupo de Resposta a Animais em Desastres também acompanham o caso e reforçaram os esforços de resgate e cuidados aos animais silvestres da área afetada.