Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
CMM declara Festival Folclórico do CSU do Parque 10 como patrimônio cultural

CMM declara Festival Folclórico do CSU do Parque 10 como patrimônio cultural

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 12 de junho de 2025

Os vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) declararam o tradicional Festival Folclórico do CSU do Parque 10 (Complexo Social Urbano Professora Lucy Omena), mais conhecido como ‘Arraial do CSU’, como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial da capital amazonense. O texto segue para sanção do prefeito David Almeida (Avante).

O Projeto de Lei (PL) Nº 112/2025, de autoria do vereador Gilmar Nascimento (Avante), tem como base o reconhecimento do Arraial do CSU em três condições determinadas no Art. 2º do documento: Preservar e valorizar as tradições culturais da comunidade do Parque 10; promover a inclusão social e o fortalecimento da identidade cultural local; incentivar a participação da população nas atividades culturais e folclóricas.

“O Poder Público reconhece a importância da cultura e das artes como elementos fundamentais para o desenvolvimento social e humano. Este projeto de lei visa, portanto, estimular a produção cultural local e oferecer um espaço para artistas e grupos folclóricos locais se expressarem”, explicou Gilmar Nascimento na justificativa do PL.

Ainda de acordo com o texto, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), pode complementar acrescentando políticas públicas que garantam a preservação e promoção do Festival Folclórico; Incentivar a realização de eventos culturais que destaquem as tradições e manifestações artísticas locais; Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas para o fomento do Festival.

De acordo com Nascimento, a oficialização do Festival como patrimônio material e imaterial da cidade será essencial para uma comunidade coesa e para a valorização das tradições.

“E contribuirá para fortalecer a identidade local, promovendo um sentimento de pertencimento e orgulho em relação à rica cultura folclórica do Parque Dez”, frisou.