Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro é o maior da série histórica para o mês

Desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro é o maior da série histórica para o mês

Jornalismo
Por Jornalismo | 12 de março de 2022

Monitoramento feito pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter) indica que os alertas de desmatamento na Amazônia Legal em fevereiro foram os maiores já registrados para o mês desde o começo da série histórica. Foram 199 km² no mês passado. Os dados são do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fevereiro seguiu a tendência do mês anterior, que também teve recorde de alertas de desmatamento desde 2016, quando começou o monitoramento.

O início do ano também é o pior da série histórica do Inpe. Somando janeiro e fevereiro são 629 km², ultrapassando com folga o registrado em 2020: 470 km² (recorde até então).


Leia mais:

Amazônia Legal registra recorde de desmatamento em janeiro de 2022

Praciano diz que será candidato a deputado estadual: “Quero ampliar a visão da Assembleia”


Para Rômulo Batista, porta-voz de Amazônia do Greenpeace Brasil, os recordes demonstram que o desmatamento na Amazônia está fora de controle. E lembra que este é um período no qual o desmatamento costuma ser mais baixo por conta do período chuvoso na região.

“Entre as principais causas que a gente pode ter para esse aumento contínuo é a falta de uma política ambiental do Governo Federal, que deixou de investir em ações de fiscalização e controle, e também o Congresso Nacional, que tem aprovado, ou tentado aprovar, leis que vão abrir ainda mais a floresta pra destruição”, explica Batista.

Via g1