Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
CPI Asfalta Manaus proposta por Péricles já tem 10 assinaturas e aguarda tramitação na Aleam

CPI Asfalta Manaus proposta por Péricles já tem 10 assinaturas e aguarda tramitação na Aleam

Ed Salles
Por Ed Salles | 05 de agosto de 2025

A proposta de criação da CPI Asfalta Manaus, que pretende investigar o uso de recursos públicos no asfaltamento das ruas da capital amazonense, ganhou força na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e provocou repercussões até na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

A iniciativa do deputado estadual Delegado Péricles (PL) já conta com dez assinaturas, número necessário para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Durante discurso na sessão plenária desta terça-feira (5/8), Péricles justificou o pedido como uma resposta às recorrentes denúncias da população e a tragédias recentes envolvendo a precariedade da infraestrutura urbana da cidade.

“E hoje nós temos 10 assinaturas para a instauração de uma CPI, CPI do Asfalto a Manaus, para investigar como foram gastos esses recursos públicos do Estado. Isso não trará de volta a biomédica Giovanna Aquino, assim como outros que morreram por consequência do péssimo estado das ruas de Manaus”, declarou o deputado.

Péricles também mencionou um acidente ocorrido recentemente, em que uma pessoa perdeu o braço após cair de moto ao atingir um buraco, como outro exemplo da gravidade do problema.

“Mas isso aí é uma resposta que nós, representantes do povo, precisamos dar para a população. Precisamos saber o que está acontecendo”, reforçou.

Confira a fala de Péricles:


Leia mais:


CPI Asfalta Manaus é assunto na CMM e Aleam

Durante a fala na Aleam, o parlamentar questionou a falta de transparência na aplicação dos recursos, especialmente diante de promessas não cumpridas pela Prefeitura de Manaus.

“Se faz um evento, mês passado para dizer que vão asfaltar 67 ruas na Zona Norte de Manaus, 67 ruas e de uma emenda de um senador. […] Não é recurso gasto ano passado que, pelo que eu sei, porque não está transparente, chega ali a um bilhão de reais. […] Cadê as 10 mil ruas prometidas? A população não vê”, argumenta.

Na Câmara Municipal de Manaus, o assunto provocou troca de farpas entre o líder do prefeito, Eduardo Alfaia (Avante), e o vereador Coronel Rosses (PL), que é irmão de Péricles.

Alfaia acusou o deputado de tentar se promover politicamente às vésperas das eleições e questionou onde estariam os recursos de emendas parlamentares que Péricles poderia ter destinado para a capital.

“Agora o Delegado Péricles aparece como o salvador da pátria, há poucos meses da eleição […]. Eu pergunto: onde estão os milhões que o Delegado Péricles teve acesso como deputado estadual, com possibilidade, via emendas ao orçamento, de destinar recursos para ajudar?”, questionou Alfaia.

Rosses reagiu defendendo o irmão e ressaltando que o debate sobre infraestrutura deve ser encarado com seriedade, independentemente do período eleitoral.

Na CMM, Alfaia vê CPI do Asfalto como 'chantagem à gestão do prefeito' e Rosses defende proposta do irmão na Aleam
(Foto: Divulgação/assessoria)

E agora?

Com o apoio necessário, a instalação da CPI depende agora dos trâmites regimentais da Aleam.

Caso siga adiante, a Comissão poderá requisitar documentos, convocar autoridades e analisar contratos relacionados ao asfaltamento de Manaus nos últimos anos, um tema que, além de mobilizar políticos, impacta diretamente a vida da população.

Já assinaram o texto os deputados:

Delegado Péricles (PL);

Adjuto Afonso (União Brasil);

Wilker Barreto (Mobiliza);

Cristiano D`Ângelo (MDB);

Ednailson Rozenha (PMB);

Sinésio Campos (PT);

Wanderley Monteiro (Avante);

Alessandra Campelo (Podemos);

Dan Câmara (Podemos);

Carlinhos Bessa (Partido Verde).

Veja o documento da proposta:

CPI ASFALTA MANAUS