
“Ele acha que pode enfrentar o Trump, então é um perigo pra nós”, declara Plínio sobre presidente Lula

O senador da República Plínio Valério (PSDB) publicou um vídeo em suas redes sociais, na tarde desta sexta-feira (1º/08), no qual critica a postura do presidente Lula (PT) diante da negociação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o tarifaço imposto ao Brasil.
Plínio questionou a condução diplomática do governo e afirmou que Lula deveria adotar uma postura mais humilde ao tratar com potências internacionais. Segundo o senador, o Brasil não tem condições de “bater de frente” com os Estados Unidos, e insistir nisso representa um risco à estabilidade do país.
“A taxação, eu vejo assim também… O ideal seria, fosse o Lula uma pessoa humilde, dissesse: ‘tudo bem, acho que houve uns impedimentos, vamos conversar’. Mas não: ele acha que pode enfrentar o Trump. Então é um perigo pra nós isso. A diplomacia brasileira é um fracasso. Quando o PT governa, não tem diplomacia. Nós não temos condições de enfrentar os Estados Unidos. Quem está dizendo isso é um anti-imperialista. Se vivêssemos numa democracia plena, num Estado de Direito pleno, ah… eu estaria de bandeirinha na mão pela nossa soberania”, afirmou Plínio.
“STF está tirando a liberdade das pessoas”, diz senador
No mesmo vídeo, o senador também criticou decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente as ações do ministro Alexandre de Moraes, que segundo ele estariam comprometendo a liberdade de expressão no Brasil.
“Falam do Trump, dizem que ele é isso ou aquilo, mas o que o Moraes faz com o brasileiro? Prende velhinha em cadeira de rodas, condena doente a morrer no presídio, manda tirar do ar programas inteiros… Estamos sem liberdade. Nós, senadores, não temos garantia de absolutamente nada. Por isso as pessoas me chamam de maluco, de doido, de corajoso… Mas não é nada disso: eu sou um missionário. Estou cumprindo uma missão”, declarou o parlamentar.
Leia mais:
Deputados europeus pedem que União Europeia congele bens de Moraes
“Um dia ainda vou abraçar meu pai vivo”, diz Eduardo Bolsonaro emocionado nas redes
Plínio tem se posicionado com frequência contra decisões do STF e já protagonizou discursos polêmicos em defesa da liberdade de expressão e do que considera ser o resgate da democracia no país.
Assista ao vídeo: