Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Dino diz que Congresso não enviou ao STF todos os documentos sobre orçamento secreto

Dino diz que Congresso não enviou ao STF todos os documentos sobre orçamento secreto

Diogo Rocha
Por Diogo Rocha | 03 de outubro de 2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino disse nesta quinta-feira (03/10) que o Congresso Nacional “cumpriu apenas parcialmente” uma das decisões proferidas no processo que trata das emendas parlamentares RP8 e RP9 (emendas de comissão e de relator ao orçamento), chamadas de “orçamento secreto”.

Em decisão proferida nesta quinta, o ministro constatou que o Congresso não enviou ao Supremo todos as informações referentes às destinações ou mudanças na destinação de recursos das emendas RP 8 (comissão) em 2024.

Diante da falta das informações, Flávio Dino determinou que a juntada dos documentos deve ser realizada em 15 dias.

“Enquanto ela [juntada] não for procedida fielmente, será impossível qualquer nova deliberação judicial sobre emendas RP 8, em face dos requisitos constitucionais da transparência e da rastreabilidade”, decidiu o ministro.


Leia mais:

Orçamento secreto: Supremo fará nova audiência no dia 10

STF prorroga por 72h prazo para CGU mostrar relatório sobre “orçamento secreto”


Na segunda-feira (30/09), Dino convocou nova audiência de conciliação entre o governo federal e o Congresso para tratar das emendas. A reunião será no dia 10 de outubro.

A audiência deverá contar com representantes do Senado, da Câmara dos Deputados, a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral República (PGR). O Psol também vai participar da reunião por ter protocolado a petição que questionou o orçamento secreto.

*Com informações da Agência Brasil