Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morre após luta contra câncer no pulmão

Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morre após luta contra câncer no pulmão

Jornalismo
Por Jornalismo | 04 de julho de 2022

O cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morreu nesta segunda-feira (4) aos 87 anos na capital paulista. A informação foi confirmada em nota pela Arquidiocese de São Paulo.

De acordo com a entidade, o sacerdote morreu após “prolongada enfermidade, que suportou com paciência e fé em Deus”. Em março deste ano, ele renunciou à presidência da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama) diante do agravamento de um câncer no pulmão.

Nascido em Salvador do Sul (RS), dom Cláudio foi arcebispo de Fortaleza e de São Paulo. De 2006 a 2011, trabalhou ao lado do Papa Bento 16 como prefeito da Congregação para o Clero. Ligado a temas ambientais, ele foi presidente da Ceama e da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

 


Leia mais:

 

O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, pediu que os fiéis agradeçam pela vida do cardeal Hummes em oração. O corpo será velado ainda hoje na Catedral da Sé, em horário a ser divulgado.

Em 2013, o papa Francisco afirmou a jornalistas que escolheu o nome de São Francisco de Assis após ser lembrado por Dom Cláudio, que estava a seu lado no momento da eleição, de que era preciso se lembrar dos pobres.

“Tinha ao meu lado o Cardeal Cláudio Hummes, o arcebispo emérito de São Paulo e também prefeito emérito da Congregação para o Clero: um grande amigo, um grande amigo! Quando o caso começava a tornar-se um pouco ‘perigoso’, ele animava-me”, contou Francisco.

 

Via UOL