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Empresária denuncia companhia aérea por negligência com casal de idosos em Aeroporto de Brasília

Empresária denuncia companhia aérea por negligência com casal de idosos em Aeroporto de Brasília

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 02 de julho de 2025

A empresária Eleni Costa, moradora de Taguatinga (DF), denunciou à Polícia Civil do Distrito Federal a companhia aérea Latam, acusando-a de negligência no atendimento a seus pais, um casal de idosos com mais de 80 anos, durante desembarque no Aeroporto de Brasília, no último domingo (29/6).

Segundo Eleni, os pais, identificados como Antônio Batista, 86 anos, e Antonia Costa Batista, 81, chegaram em um voo vindo de Teresina por volta das 7h25 da manhã, mas ficaram desacompanhados por quase duas horas, até serem localizados do lado de fora do terminal, sentados em um jardim. Ambos estavam com frio, fome e desorientados. Ela afirma ter solicitado previamente à Latam o serviço de assistência especial, previsto em lei para passageiros com mobilidade reduzida.

“Fiquei mais de uma hora e meia esperando no portão de desembarque. Procurava alguém da companhia, mas diziam apenas que o processo era demorado e ‘normal’. Foi angustiante”, contou a empresária.

O paradeiro dos pais só foi descoberto após uma mulher desconhecida ligar para o irmão de Eleni, avisando que havia encontrado o casal sozinho no aeroporto e tentando pedir ajuda.

A própria idosa relatou que foi acompanhada por um funcionário da Latam até a parte externa do aeroporto, mas que, após o desembarque, foram deixados sozinhos, sem nenhum apoio. Ela, que estava em cadeira de rodas, pediu para permanecer com o equipamento até a chegada da filha, mas o pedido foi negado.

Em nota, a Latam negou qualquer falha no atendimento e afirmou ter cumprido todos os procedimentos previstos para passageiros com necessidades especiais.


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De acordo com a Resolução nº 280/2013 da ANAC, passageiros que necessitam de assistência têm direito a acompanhamento desde o desembarque até o reencontro com o responsável, além de apoio para comunicação e mobilidade. No entanto, Eleni afirma que nenhuma dessas garantias foi cumprida no caso de seus pais.

A família registrou ocorrência e promete seguir com as medidas legais. A Latam divulgou duas notas em diferentes dias sobre o caso.

Nota enviada no dia 1º/07/2025

“A LATAM Airlines Brasil informa que prestou o serviço de acompanhamento e assistência dos passageiros e, ao desembarcar em Brasília, eles optaram por aguardar a chegada de seus familiares na área externa do aeroporto, dispensando o serviço de acompanhante. O colaborador que os acompanhava tentou contato telefônico com os familiares, sem sucesso.

A LATAM lamenta o incômodo causado pelo ocorrido e reitera seu cuidado com a segurança e o bem-estar dos passageiros.”

Nota enviada no dia 02/07/2025

A LATAM esclarece que passageiros legalmente capazes têm autonomia para definir seu trajeto após o desembarque do voo. Em casos que exigem cuidados especiais ou acompanhamento contínuo — como nas situações de condições médicas limitantes — é imprescindível o envio prévio do formulário MEDIF, conforme determina a regulamentação da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

No caso citado, no entanto, essa solicitação não foi realizada. Além disso, os próprios passageiros optaram por dispensar qualquer auxílio e aguardaram seus familiares na área externa do Aeroporto de Brasília. A companhia ainda tentou contato telefônico com os responsáveis, sem sucesso.

A LATAM lamenta qualquer desconforto causado e reitera seu compromisso com a segurança, a responsabilidade e o bem-estar de todos os seus passageiros.