
Prefeito do Rio de Janeiro dá nome de Preta Gil para circuito de blocos do carnaval de rua carioca

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deu o nome de Preta Gil ao circuito de blocos do carnaval de rua da capital carioca. A medida é uma homenagem à cantora, que morreu no último domingo (20/7), em Nova York, vítima de câncer.
A informação foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (22/7). Nas redes sociais, Paes celebrou o decreto: “Viva Preta Gil”.
Veja a publicação:

“Bloco da Preta”
A artista foi a fundadora do “Bloco da Preta”, que arrastou milhões de pessoas ao longo do carnaval no Rio, desde 2016.
Leia também:
Preta Gil deixou detalhes de como queria ser velada; saiba
Preta lidera trending topics Brasil com 1,26 milhão de menções no X
Morte de Preta Gil
A brasileira morreu em Nova York, onde fazia um tratamento contra um câncer no intestino, diagnosticado em janeiro de 2023.
Em agosto de 2024, a artista passou por um tratamento inicial no Brasil com quimioterapia e radioterapia, e uma cirurgia para remoção de tumores. Mas, em 2025, o câncer tomou outras partes do corpo.
A confirmação da morte da artista foi feita por Gilberto Gil, pai dela. Os detalhes sobre o repatriamento de Preta Gil e o velório do corpo não foram divulgados. A nota divulgada diz que as informações serão divulgadas em breve.
Quem foi Preta Gil
A cantora, compositora, atriz, apresentadora e empresária Preta Gil, filha do cantor Gilberto Gil, teve uma carreira multifacetada, atuando em diversas áreas do entretenimento e da comunicação.

Como cantora, Preta lançou seis álbuns e ficou conhecida por suas músicas animadas e seu bloco de carnaval, o ‘Bloco da Preta’. Como empresária, co-fundou a agência de marketing ‘Mynd’, uma das maiores do Brasil, que representa diversos influenciadores e artistas.
Como atriz e apresentadora, ela também atuou em novelas e séries, além de apresentar programas de televisão na Rede Globo.
*Com informações do G1 e Metrópoles