Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Esbarrão de comissária fez piloto empurrar controle do avião para baixo em voo da Latam

Esbarrão de comissária fez piloto empurrar controle do avião para baixo em voo da Latam

Jornalismo
Por Jornalismo | 14 de março de 2024

A perda brusca de altitude de um avião da Latam durante o voo, na segunda-feira (11/03), foi causada pelo esbarrão de uma comissária no assento do piloto, segundo o jornal The Wall Street Journal. Cerca de 50 pessoas receberam primeiros socorros e 13 ficaram feridas, incluindo dois brasileiros.

De acordo com o jornal, informações preliminares da investigação do incidente indicam que a comissária esbarrou em um botão do assento do piloto enquanto servia a refeição na cabine. O piloto foi empurrado para a frente e acabou acionando os controles que lançaram o nariz do avião para baixo.

O botão no qual a comissária esbarrou tem uma tampa e a regra é que o mecanismo não seja acionado quando o piloto estiver sentado. O voo LA800 fazia a rota entre Sydney e Santiago, com uma escala em Auckland, e levava 263 passageiros e nove tripulantes. O incidente aconteceu quando a aeronave, um Boeing 787, voava entre a Austrália e a Nova Zelândia.


Leia mais

Senado argentino rejeita “decretaço” de Milei

Avião de ministro do Reino Unido sofre interferência próximo a território russo


Com a perda de altitude, pessoas foram lançadas ao teto da cabine, segundo a imprensa neozelandesa. Havia manchas de sangue no interior da aeronave, informaram testemunhas.

A Latam disse que 13 pessoas foram levadas a um hospital, e que ninguém corre risco de morrer. Entre os feridos estão três membros da tripulação e 10 passageiros: os dois brasileiros, um francês, quatro australianos, um chileno e dois neozelandeses.

Um avião pode mudar de altitude subitamente em razão, por exemplo, de uma turbulência ou da necessidade de descida rápida por uma descompressão. A Latam não informou as causas do incidente. Ainda na segunda, a Latam havia classificado o incidente como uma “forte movimentação” e afirmado que investigaria o caso.

De acordo com o site Flightradar24, que monitora voos em todo o mundo, “não houve perda significativa de altitude durante o voo“.

“[Esse episódio] serve para mostrar que o mais seguro é manter os cintos de segurança afivelados durante o voo enquanto se está sentado”, informou o site em sua conta no X.