
Escolas do Amazonas poderão incluir em metodologia de ensino à ‘Cultura Científica’ na prática, sugere Projeto de Lei

Com o objetivo de incentivar a criatividade, experimentação, inter e transdisciplinaridade, o Projeto de Lei (PL) Nº 693/2024, de autoria do deputado estadual Rozenha (PMB) propõe o desenvolvimento de metodologias de ensino voltadas na popularização das ciências e tecnologias, além de enfatizar ações e atividades dentro de escolas do Estado.
“O desenvolvimento da ciência e da tecnologia nas escolas é crucial para despertar o interesse dos estudantes e promover a formação de cidadãos críticos e criativos. Ao aproximar os jovens do conhecimento científico, ampliamos suas oportunidades de futuro e fomentamos o crescimento econômico, social e cultural do Estado”, diz o autor do texto em sua justificativa.
A proposta ainda quer incluir a participação das meninas na ciência, a partir de iniciativas específicas que promovem a igualdade de gênero nesta área do conhecimento.
Saiba mais:
“Nós do PL acreditamos que Bolsonaro será candidato”, anuncia deputado Delegado Péricles
Conforme o PL, devem ser estabelecidos nas escolas, atividades de promoção das ciências e tecnologias entre órgãos públicos, empresas, entidades de representação estudantil, ONGs, universidades e instituições de pesquisa e ensino nacionais e internacionais. Para estimular práticas, como:
- organizar, produzir, estimular e divulgar eventos, estudos e pesquisas sobre popularização das ciências e tecnologias;
- aprimorar a iniciação científica nas escolas, promovendo o ensino por meio de metodologias alternativas;
- estimular a criação e incremento de polos e ambientes que propiciem a promoção das ciências
O texto foi aprovado em plenário pelos deputados estaduais e seguiu para sanção do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil).