
Boxeador japonês morre uma semana após luta por título

Shigetoshi Kotari, um boxeador japonês de 28 anos, faleceu na noite de sexta-feira (08/08), uma semana depois de ter uma séria lesão cerebral enquanto competia pelo cinturão peso-super-pena da Federação de Boxe Oriental e do Pacífico (OPBF). Após um hematoma subdural durante a luta contra o compatriota Yamato Hata em 2 de agosto, em Tóquio, o atleta foi submetido a uma cirurgia craniana.
Depois de uma luta que terminou empatada por decisão dividida, Kotari saiu do ringue de forma consciente e caminhando, recebendo aplausos do público. Entretanto, de acordo com informações divulgadas pela Comissão de Boxe do Japão, o lutador foi rapidamente encaminhado a um hospital em Tóquio, onde recebeu o diagnóstico de um hematoma subdural agudo (acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio, normalmente resultante de um traumatismo craniano).
Kotari foi submetido a uma cirurgia para remoção de uma parte do crânio a fim de reduzir a pressão cerebral e permaneceu em coma ao longo da semana passada. Entretanto, não resistiu e faleceu na sexta-feira. A Organização Mundial de Boxe (WBO) e o Conselho Mundial de Boxe (WBC) confirmaram e lamentaram a morte.
Leia mais:
Vasco acerta com Rennes e contrata Andrés Gómez por empréstimo
Polícia investiga suposto plano para sequestrar Pedrinho, presidente do Vasco
Com a morte de Kotari confirmada, a Comissão de Boxe do Japão declarou que reduziria o número de rounds em lutas de título de 12 para 10. No entanto, essa medida não garante necessariamente mais segurança para os pugilistas. No mesmo evento do último sábado, outro lutador sofreu uma lesão semelhante à de Kotari, também foi submetido a uma craniotomia e permanece em observação: o peso-leve Hiromasa Urakawa, nocauteado por Yoji Saito no oitavo round.