Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ex-joia do Barcelona encerra carreira aos 23 anos

Ex-joia do Barcelona encerra carreira aos 23 anos

Josemar Antunes
Por Josemar Antunes | 09 de agosto de 2025

Joan González, meio-campista espanhol revelado nas categorias de base do Barcelona, anunciou na noite desta sexta-feira (8) sua aposentadoria do futebol aos 23 anos. A decisão foi tomada em decorrência de uma condição congênita rara que o impede de seguir jogando profissionalmente.

Atuando como profissional desde a temporada 2022/2023, a ex-joia da base do Barcelona disputou 66 jogos pelo Lecce, anotou dois gols e concedeu quatro assistências.

No ciclo 2024/2025, Joan, natural de Barcelona e revelado pelas categorias de base do clube catalão, não participou de uma bateria de exames, mas acabou sendo reprovado.


Leia mais:

Vasco acerta com Rennes e contrata Andrés Gómez por empréstimo

Polícia investiga suposto plano para sequestrar Pedrinho, presidente do Vasco


Leia a carta feita pelo atleta abaixo:

“Hoje é um dos dias mais difíceis, mas também um dos mais significativos da minha vida, tanto pessoal quanto profissionalmente. Após meses de reflexão e momentos de incerteza, chegou a hora de anunciar que estou encerrando minha carreira como jogador de futebol.

Depois de meses de reflexão e momentos de incerteza, chegou a hora de anunciar que estou encerrando minha carreira como jogador de futebol.

Lembro-me dos dias de jogo como se fossem ontem: a sensação da grama molhada, os gritos das arquibancadas, o som agudo da bola batendo na minha chuteira, o nervosismo antes do apito inicial… Momentos que agora sinto profundamente porque sei que não voltarão. Houve dias de cansaço, de erros, de raiva de mim mesmo. Mas também houve risadas, gols, abraços, olhares cúmplices dos meus companheiros depois de um bom jogo. Lembro-me do vestiário, dos conselhos dos veteranos, das piadas, das conversas que só acontecem dentro de um time. E lembro-me, acima de tudo, dos olhares da minha família nas arquibancadas. E daquele gesto inesquecível de cumprimentá-los depois do jogo.

Tudo o que antes eu considerava comum, agora sei que era especial. E por isso, quero agradecer.

Agradeço ao Lecce e ao seu presidente por abrirem as portas de um clube maravilhoso. Agradeço aos treinadores que acreditaram em mim, por suas exigências, suas palavras e tudo o que me ensinaram, dentro e fora de campo. Aos meus companheiros de equipe, à comissão técnica, aos funcionários do clube e à torcida: senti o apoio de vocês em cada passo do caminho. Vocês não são apenas espectadores; vocês fazem parte desta história que vivi. Obrigado por me fazerem sentir parte de uma verdadeira família.

Sinto-me muito feliz morando nesta cidade, que me cativou desde o primeiro dia. Suas ruas cheias de história, sua luz, seu povo caloroso e acolhedor… Tudo me fez sentir em casa. Obrigada, Lecce, por cada caminhada tranquila pelo centro, por cada cumprimento na rua, por cada cantinho que agora faz parte de mim. Foi um privilégio morar aqui. Lecce sempre terá um lugar muito especial no meu coração”.