
Renato Paiva reencontra o Botafogo em partida do Brasileirão

Renato Paiva, treinador português que comanda o Fortaleza, reencontra o Botafogo neste sábado (09/08), em partida válida pela 19ª rodada do Brasileirão, após a eliminação do ex-clube no Mundial de Clubes da FIFA, em junho deste ano.
Pouco menos de 48 horas após a derrota para o Palmeiras nas oitavas de final do Mundial de Clubes, o Botafogo dispensou o treinador português. Na competição, o português se destacou ao vencer o PSG na fase de grupos.
Na época, John Textor afirmou que a saída de Paiva foi resultado de uma “quebra de princípios”. De acordo com informações de bastidores divulgadas pelo ge, o dirigente ficou irritado com a atitude da equipe no jogo contra o Palmeiras.
“Ele quebrou seus próprios princípios, não seguiu o plano. Ele é um treinador posicional, muito bom em educar os jogadores, e os torcedores ficaram irritados com a forma como jogamos. Deveríamos ter vencido Atlético de Madrid e Palmeiras, somos melhores do que o Palmeiras. Ele quebrou os princípios dele”, destacou John Textor no programa da “TalkSport”, na Inglaterra, após a eliminação do Botafogo.
O português esteve ausente dos gramados por pouco tempo. O Fortaleza anunciou o novo treinador no dia 16 de julho, após a saída do argentino Juan Pablo Vojvoda. Marcelo Paz, CEO do Laion, justificou a contratação ao afirmar que o novo treinador confiava no projeto da equipe cearense.
Renato Paiva ingressou no Tricolor do Pici durante uma intensa crise, com nove partidas sem vitória, na zona de rebaixamento do Brasileirão e desclassificação na Copa do Nordeste. Na estreia, houve um empate com o Bahia na Série A, demonstrando uma melhoria na postura da equipe.
Leia mais:
Vasco acerta com Rennes e contrata Andrés Gómez por empréstimo
Polícia investiga suposto plano para sequestrar Pedrinho, presidente do Vasco
Desde então, a sequência negativa foi interrompida com uma vitória sobre o Bragantino. Sob a direção de Paiva, o Tricolor do Pici disputou apenas quatro jogos, com um triunfo, dois empates e uma derrota.
Renato Paiva acumulou 23 partidas no Botafogo, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento ficou em 56,5%. A partida começa no sábado (09/08), às 20h30, na Arena Castelão.