Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Estiagem já atinge mais de 80 mil pessoas no AM, diz Defesa Civil

Estiagem já atinge mais de 80 mil pessoas no AM, diz Defesa Civil

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 26 de setembro de 2023

Segundo dados do último levantamento da Defesa Civil do Amazonas, divulgado na sexta, 22, a estiagem no Amazonas já atinge mais de 80 mil pessoas. Dos 62 municípios do estado, 59 estão sofrendo com a seca dos rios.

O município mais afetado até o momento é o de São Paulo de Olivença, localizado na Região do Alto Solimões. Na cidade, são 23.932 pessoas atingidas pela seca, o que representa quase 6 mil famílias.

O segundo município mais afetado é Benjamin Constant, vizinho de São Paulo de Olivença, com 18.172 pessoas atingidas pela estiagem.


Leia mais:

IMAGENS: Veja a realidade de municípios do Amazonas afetados pela seca

Wilson Lima vai a Brasília para tratar com Lula da estiagem no AM


 

Até esta segunda-feira (25), 14 municípios estavam em estado de emergência por conta da estiagem. Os mais afetados são os localizados na Calha do Alto Solimões, onde ficam Benjamin Constant e São Paulo de Olivença.

Além deles, Atalaia do Norte, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins estão na lista. Em Atalaia do Norte, o rio secou tanto que a empresa de abastecimento não consegue mais captar água, deixando mais de 5 mil pessoas sem acesso à água potável. A Prefeitura do município já informou que está recorrendo a caminhões para o abastecimento das casas.

Outras 15 cidades estão em alerta, 30 em atenção e apenas três estão com os níveis das águas normais.

A Defesa Civil ressalta que, devido à ação do fenômeno climático El Niño, a estiagem deste ano deverá ser mais prolongada e intensa, em comparação com anos anteriores.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), tem reunião marcada nesta terça, 26, com o presidente Lula (PT), e autoridades do Ministério dos Transportes, para viabilizar medidas de ajuda ao estado para combater os efeitos da estiagem.