Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Folga de 4 dias: Saiba sobre Corpus Christi neste mês de junho e programe-se

Folga de 4 dias: Saiba sobre Corpus Christi neste mês de junho e programe-se

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 02 de junho de 2025

Em abril, o feriadão de 4 dias rendeu uma boa oportunidade de descanso ou de lazer para o trabalhador brasileiro. E agora neste mês de junho, uma oportunidade parecida de folga vai acontecer.

Conforme o calendário oficial do governo federal de 2025, o mês de junho não tem nenhum feriado nacional. Porém, existem duas datas seguidas que são consideradas ponto facultativo.

Em 19 de junho, quinta-feira, comemora-se o Corpus Christi, celebração religiosa da tradição católica marcada por missas, procissões e, em muitas cidades, pela confecção de tapetes coloridos e artísticos nas ruas. Ele não é um feriado nacional, mas é considerado ponto facultativo em todo o território brasileira. E algumas cidades podem, sim, decretar feriado municipal.

Portanto, é possível que órgãos públicos e privados suspendam a jornada de trabalho ou a reduzam. Confira junto à sua repartição ou empresa.

Logo após o Corpus Christi, tem a sexta-feira, 20. O dia foi decretado ponto facultativo em todo o Brasil. Mais uma vez, é necessário verificar se a sua empresa irá emendar os dois dias.

Portanto, surge a oportunidade para 4 dias de folga seguidos, de quinta até domingo, 22 de junho.


Leia mais:

Unidades de urgência e emergência atenderam mais de 288 vítimas de acidentes de trânsito no feriado prolongado

Brasileiros só terão ‘superferiado’ de Páscoa e Tiradentes novamente em 2087; entenda


Diferença entre feriado nacional e ponto facultativo

Quando uma data é classificada como ponto facultativo, cabe aos órgãos públicos e empresas privadas decidirem se irão suspender ou reduzir a jornada de trabalho dos colaboradores.

As empresas também podem optar por manter o expediente normalmente, já que, nesse caso, não há obrigatoriedade legal de conceder folga.

Por outro lado, quando a data é reconhecida como feriado nacional, a jornada pode ser suspensa ou, se mantida, deve ser remunerada em dobro ou compensada com folga em outro dia.

Com informações de ND Mais.