
Fraude no INSS: Correios começam atendimento a aposentados nesta sexta (30)

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que identificaram descontos indevidos em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial em 5.033 agências dos Correios a partir desta sexta-feira (30/5). As unidades abrangem 66% dos municípios brasileiros.
O atendimento virtual, por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, continua disponível com os mesmos serviços.
Nas agências, os beneficiários poderão:
- Verificar se houve desconto não autorizado;
- Solicitar a contestação de cobranças;
- Confirmar autorizações previamente dadas;
- Acompanhar o andamento das contestações;
- Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
- Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
A ida a uma agência é apenas uma opção adicional. Segundo o governo, como os descontos já foram suspensos e o ressarcimento ainda não começou, não é necessário correr nem formar filas.
Leia mais:
INSS começa a devolver descontos indevidos a aposentados; confira o calendário completo
Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz disse que a parceria faz parte do esforço concentrado do governo para atender aposentados e pensionistas lesados pela fraude dos descontos. Ele afirmou:
“Os Correios se somam nesse grande compromisso do governo para que nenhum aposentado fique no prejuízo. Vamos ampliar o atendimento, fazer um atendimento olho no olho e alcançar aqueles que são mais vulneráveis, que não têm acesso à tecnologia ou que, por outro motivo, queira receber o auxílio presencial”.
A lista completa das unidades habilitadas está disponível no site dos Correios.