Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Frente fria avança pelo Brasil; temporais são esperados no Sul e Sudeste

Frente fria avança pelo Brasil; temporais são esperados no Sul e Sudeste

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 08 de março de 2025

Após semanas de temperaturas extremamente altas, uma frente fria que se aproxima neste fim de semana vai finalmente romper a onda de calor que dominou o Brasil desde o início de fevereiro. O Sul do país já está sob alerta para fortes temporais neste sábado (8/3), com a previsão de chuva e queda nas temperaturas.

Segundo o Climatempo, a chegada do sistema frio deve trazer um alívio para as regiões mais afetadas pelo calor, com destaque para a possibilidade de chuvas e uma redução nas temperaturas, especialmente no Sul e Sudeste.

A Defesa Civil de São Paulo também emitiu alerta para chuvas fortes, rajadas de vento que podem atingir até 80 km/h e risco de raios em diversas áreas do estado. A previsão é de que a frente fria comece a afetar o Rio Grande do Sul ainda neste sábado à noite e avance ao longo do domingo (9) para o restante da região Sul. O sistema deve alcançar o Sudeste na segunda-feira (10).


Leia mais:

Nova onda de calor deve atingir sete estados na próxima semana

Mulher tem o cabelo preso em sugador de piscina e fica com cervical quebrada no RS


São Paulo, em particular, pode enfrentar temporais, com destaque para a região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira, além de cidades como Campinas e Sorocaba.

Onda de calor vai até domingo

A onda de calor, que já é a quinta do ano, ainda afetará o país até domingo (9/3), já que o bloqueio atmosférico responsável pelo calor intenso só será rompido com a chegada da frente fria. O fenômeno climático, que ocorre quando sistemas de alta pressão impedem a formação de nuvens de chuva, tem causado temperaturas 5 a 7ºC acima da média em várias partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Com a frente fria, as condições devem melhorar a partir de segunda-feira (10/3), trazendo um clima mais ameno para boa parte do Brasil.

*Com informações Terra