Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“O Governo do AM está tentando se antecipar às tragédias”, diz diretor da Suhab

“O Governo do AM está tentando se antecipar às tragédias”, diz diretor da Suhab

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 20 de março de 2023

Jivago Castro, diretor-presidente da Suhab (Secretaria de Estado de Habitação) foi entrevistado hoje, 20, do Fiscaliza Geral e falou sobre projetos anunciados pelo Governo do Amazonas para moradias no interior do estado.

Ele falou sobre projeto de habitação em Parintins com empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento):

“O projeto do Prosae Parintins foi anunciado na cidade. Visitamos a área onde vão ser iniciadas as obras, a equipe do BID já vem essa semana para fazer o plano de metas, e a ordem de serviço deve ser dada até o final desse ano.

O valor emitido pelo BID é em dólar, e o investimento pela última cotação totalizaria R$ 800 milhões. Ele não será repassado de uma vez, mas sim de acordo com as etapas a serem executadas. Então, toda vez que vamos desapropriar ou indenizar uma família, fazemos todo um planejamento e a equipe do BID verifica. É um dinheiro muito bem acompanhado”.


Leia mais:

Vídeo: Oito mortos e 74 moradores retirados de área de risco

David Almeida se reúne com ministros e finaliza agenda em Brasília


Castro comentou sobre ações em resposta à tragédia ocorrida em Manaus no bairro Jorge Teixeira:

“O Governo do estado fez repasses maiores à Prefeitura de Manaus, e estamos vendo ações conjuntas. Realmente, foi uma tragédia que podemos chamar de anunciada, porque é importante que a população tenha entendimento e nos ajude. Não é má vontade, mas o uso de solo de terrenos como aquele não é devido para fins da habitação. Pode passar um ano, dois, e nada acontecer, mas uma hora a tragédia pode vir. Estamos fazendo um plano de trabalho para nos anteciparmos a essas tragédias. A Prefeitura já anunciou construção de 5 mil casas, nós do Governo vamos buscar mais 5 mil, talvez 10 mil”.

Castro também falou sobre obras que deverão ser realizadas em outros municípios amazonenses:

“Temos que prestar atenção nos interiores, temos projetos e já pensamos nos aportes de mesmo valor para investimentos. Estamos elaborando carta-consulta ao BID, o primeiro passo para conseguir empréstimo como o de Parintins. Há um trâmite que pode levar cerca de 1 ano. Mas temos projetos voltados para Lábrea, Apuí, Iranduba… Quando recebermos o recurso, já poderemos fazer o investimento com todo o estudo já feito”.

A entrevista com o diretor-presidente da Suhab pode ser assistida aqui.