Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governo suspende leilão de compra de arroz do Mercosul após aumento de preços

Governo suspende leilão de compra de arroz do Mercosul após aumento de preços

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 21 de maio de 2024

O leilão de compra de arroz fornecido pelo Mercosul, previsto para esta terça-feira (21/5), foi suspenso. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, justificou a decisão afirmando que o aumento de até 30% no preço do cereal pelos países do bloco foi a principal razão para a suspensão.

“Nós demos uma demonstração ao Mercosul de que, se for querer especular, nós buscamos de outro lugar”, declarou Fávaro nesta segunda-feira (20/5).


Saiba mais:

TSE descarta adiar eleições no Rio Grande do Sul em razão de enchentes, diz jornal

Candidatos do RS terão isenção e calendário diferenciado no Enem


O leilão tinha como objetivo adquirir toneladas de arroz dos países vizinhos para aumentar a oferta no mercado interno, especialmente devido às recentes enchentes no Rio Grande do Sul, principal estado produtor do grão.

“Nós íamos comprar 100 mil toneladas, mas, pelos preços que o Mercosul estavam anunciando, nós íamos comprar só 70 mil. Certamente, eles vão voltar para a realidade porque não é justo”, disse Fávaro.

Após as especulações e aumento de preços, o ministro Fávaro se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, em uma reunião de emergência na última quinta-feira (16/5). Foi decidido então suspender o leilão e isentar o imposto de importação para três tipos de arroz até 31 de dezembro deste ano.

Até o momento, não há uma nova data definida para a realização do leilão de compra de arroz.

*com informações do Metrópoles e G1