
Governo do Amazonas decreta ponto facultativo no dia de abertura do Festival de Parintins 2025

O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na próxima sexta-feira (27/6), data que marca o início do 58º Festival Folclórico de Parintins. A medida foi formalizada por meio de decreto assinado pelo governador Wilson Lima (União Brasil) no dia 18 deste mês, e já está em vigor.
O ponto facultativo atende a um pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), que argumentou haver uma diminuição significativa na atividade comercial da capital amazonense durante o período do festival. A justificativa apresentada é o deslocamento de uma parcela expressiva da população para o município de Parintins, localizado a 369 quilômetros de Manaus, onde o evento é realizado.
Segundo o decreto, os órgãos estaduais deverão se organizar para garantir a compensação das horas não trabalhadas, quando necessário. No entanto, o governo esclareceu que os serviços públicos considerados essenciais não serão interrompidos durante o ponto facultativo. Na área da educação, a reposição das aulas ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc-AM), que definirá o cronograma adequado para recompor o calendário letivo.

A medida impacta diretamente o funcionamento das repartições públicas estaduais, que permanecerão fechadas na sexta-feira, mas não afeta os serviços de emergência, saúde, segurança pública, defesa civil, entre outros considerados indispensáveis para a população. Os hospitais estaduais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais órgãos essenciais seguirão com suas atividades normalmente.
Saiba mais:
- Parintins 2025: Caprichoso emociona torcedores em último ensaio técnico no Bumbódromo
- Mais de mil agentes vão reforçar segurança durante Festival de Parintins
O 58º Festival Folclórico de Parintins contará com as tradicionais apresentações dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, marcadas para os dias 27, 28 e 29 de junho (sexta, sábado e domingo). A expectativa é de que milhares de turistas e moradores do estado se desloquem para Parintins para acompanhar o espetáculo, que envolve música, dança, alegorias, encenações e uma disputa acirrada entre os dois bois rivais.

Com o novo decreto, esta será a segunda semana consecutiva em que os servidores públicos estaduais terão ponto facultativo. Na semana anterior, os funcionários já haviam usufruído de folga no dia 20 de junho, um dia após o feriado nacional de Corpus Christi, que foi celebrado na quinta-feira (19).