Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Governo pode retirar urgência de projeto sobre isenção do Imposto de Renda para facilitar aprovação

Governo pode retirar urgência de projeto sobre isenção do Imposto de Renda para facilitar aprovação

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 20 de março de 2025

O governo federal avalia retirar o pedido de urgência na tramitação do projeto de isenção do Imposto de Renda (IR) como parte de um acordo com o Congresso Nacional para viabilizar a aprovação do texto. A medida, que foi enviada ao Legislativo na terça-feira (18/03), busca evitar entraves políticos e permitir um debate mais amplo sobre a proposta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), estuda criar uma comissão especial para concentrar a análise do projeto. A decisão pode substituir a tramitação acelerada, mas com o compromisso dos parlamentares de votar a matéria até o fim de 2025. O objetivo é construir um ambiente mais favorável à negociação com a nova gestão do Congresso.


Saiba mais:


Na quarta-feira (17), Motta afirmou que definirá o relator do projeto após retornar de uma viagem oficial ao Japão, onde acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). A definição do relator é um dos pontos centrais das negociações, já que existe uma disputa entre nomes do PT e do Centrão.

Hugo Motta
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados)

Entre os cotados para a relatoria, estão Rubens Jr. (PT-MA), Pedro Paulo (PSD-RJ) e Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). O Centrão busca emplacar um de seus nomes, enquanto o PT tenta manter protagonismo na condução do projeto.

*Com informações de CNN