
Atropelado por trem, homem recupera mãos após passar por transplante bilateral, na Índia

Um homem que perdeu os dois braços após ser atropelado por um trem recebeu um novo conjunto de membros após um transplante em Nova Delhi, na Índia.
O paciente, de 45 anos, recebeu alta na quinta-feira (29/2) após seis semanas internado em recuperação. Raj Kumar era pintor e estava atravessando uma linha de trem perto da casa dele de bicicleta quando foi atropelado. A informação é do jornal India Today.
O transplante foi realizado no dia 19 de janeiro por uma equipe de 11 médicos. Ossos, artérias, veias, tendões, músculos, nervos e pele foram reconstruídos e ligados durante 12 horas de cirurgia.
Leia também:
Polícia prende 8 suspeitos de estuprar a brasileira na Índia
Turista brasileira vítima de estupro coletivo na Índia recebe R$ 60 mil de indenização do Governo
Desde o acidente, Raj Kumar dependia de outras pessoas para realizar atividades de rotina. Agora, segundo a equipe médica, ele está voltando aos poucos a mover os braços.
“A sensação está voltando, mas leva algum tempo para os nervos se reconectarem. Ele começou a mover o cotovelo, mas mover as mãos e os pulsos levará algum tempo. Ele também levará algum tempo, pelo menos seis a sete meses, para começar a sentir sensações como dor, calor, etc. Ele terá que tomar precauções para não tocar em nada que esteja muito quente ou muito frio”, contou o médico Mahesh Mangal, presidente do Departamento de Cirurgia Plástica e Cosmética do hospital.
O paciente também está com a imunidade baixa e terá que tomar imunossupressores por toda a vida.
“Ele tem que tomar cuidado para não pegar nenhuma infecção. Ele vai tomar medicação anti-rejeição por toda a vida, o que também inclui medicação imunossupressora dada para transplantes de fígado ou rim”, concluiu.
*Com informações jornal India Today e Itatiaia