Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Hugo Calderano perde para chinês, mas faz história em final do Mundial de Tênis de Mesa

Hugo Calderano perde para chinês, mas faz história em final do Mundial de Tênis de Mesa

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 25 de maio de 2025

O brasileiro Hugo Calderano fez história neste domingo (25/5), ao conquistar a medalha de prata no Mundial de Tênis de Mesa, disputado em Doha, no Qatar. Apesar da derrota para o chinês Wang Chuqin, número 2 do mundo, por 4 sets a 1, Calderano se tornou o primeiro atleta das Américas a alcançar uma final de Campeonato Mundial na modalidade.

O brasileiro já havia alcançado outro marco importante recentemente, ao conquistar a inédita Copa do Mundo de Tênis de Mesa em Macau, na China, no mês passado, justamente superando Wang Chuqin na semifinal daquela competição.

O chinês havia sido eliminado por Calderano na semifinal da Copa do Mundo, mas agora ampliou sua vantagem: cinco vitórias contra duas do brasileiro.

Hugo Calderano
(Foto: Divulgação/AFP)

Saiba mais:


Brasil x China

O chinês, ex-líder do ranking mundial, venceu com parciais de 12-10, 11-3, 4-11, 11-2 e 11-7. Calderano iniciou a partida de forma equilibrada, chegando a ter três set points no primeiro set, mas viu o adversário virar e fechar em 12 a 10. No segundo set, o chinês foi dominante, explorando os erros do brasileiro, que cometeu falhas no saque e acabou superado por 11 a 3.

Hugo Calderano reagiu no terceiro set, vencendo por 11 a 4 e mantendo-se vivo na partida. No entanto, Wang Chuqin retomou o controle no quarto set, abrindo 5 a 0 e fechando em 11 a 2.

No quinto e decisivo set, apesar de novo equilíbrio, o chinês manteve a consistência e selou a vitória por 11 a 7, garantindo mais um título mundial para a China.

Hugo Calderano - Tenis de Mesa
(Foto: Reprodução)

A campanha de Hugo Calderano

  • 1ª rodada: Hugo Calderano 4×1 Rogélio Castro (MEX)
  • 2ª rodada: Hugo Calderano 4×0 Wassim Essid (TUN)
  • 3ª rodada: Hugo Calderano 4×2 Kirill Gerassimenko (CAZ)
  • Oitavas de final: Hugo Calderano 4 X 0 Quadri Aruna (NIG)
  • Quartas de final: Hugo Calderano 4 X 1 An Jae-Hyun (COR)
  • Semifinal: Hugo Calderano 4 X 3 Liang Jingku (CHN)
  • Final: Hugo Calderano 1 X 4 Wang Chuqin (CHN)

*Com informações de UOL