Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Incra destina 28,4 mil hectares para assentamento rural da Comunidade Marielle Franco no Amazonas

Incra destina 28,4 mil hectares para assentamento rural da Comunidade Marielle Franco no Amazonas

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 11 de março de 2025

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) arrecadou 28,4 mil hectares em Lábrea (AM) para a criação de um assentamento de agricultores rurais que será oficializado como Comunidade Marielle Franco. A portaria da Gleba Novo Natal foi publicada no Diário Oficial da União em 27 de fevereiro.

A área é ocupada desde 2015 por cerca de 200 famílias da comunidade Marielle Franco, que aguardam a regularização fundiária. O Incra fará um levantamento para definir os beneficiários dos lotes de terra e realizará o georreferenciamento da área.

O local tem sido palco de conflitos agrários há mais de um ano, envolvendo os pecuaristas Sidnei e Sidney Zamora Filho, que reivindicam a posse da terra, e os agricultores da comunidade. O Incra afirma que a área foi grilada.


Leia mais

STF forma maioria para ampliar foro privilegiado para políticos sem mandato; entenda

Caso Marielle: PGR é contra pedido de prisão domiciliar para Chiquinho Brazão


O diretor de governança fundiária do Incra, João Pedro Gonçalves, afirmou que a destinação da área envolveu pesquisas cartoriais e que as famílias selecionadas terão acesso a políticas públicas, como crédito rural e habitação.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) considera a medida um avanço no combate à grilagem na Amazônia. O caso segue tramitando na Justiça Federal. O Incra ainda não registrou a área em seu nome, mas o processo está em andamento.