Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Instagram proíbe adolescentes de fazerem lives sem autorização dos pais

Instagram proíbe adolescentes de fazerem lives sem autorização dos pais

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 08 de abril de 2025

A Meta anunciou a proibição de lives no Instagram por adolescentes no Brasil sem a autorização dos pais. Essa é uma das novas restrições impostas pela empresa visando a proteção dos jovens, e também é válida para Facebook e Messenger.

A partir de agora, adolescentes não poderão fazer live ou desativar proteções contra imagens com suspeita de nudez no Instagram, a menos que tenham autorização dos responsáveis. Por adolescentes, a rede entende pessoas com menos de 16 anos e que tenham ativado a conta de adolescente. Os recursos começam a ser liberados nesta terça (8/4) via atualização.

O recurso de desfoque de imagem vai funcionar no envio de mensagens diretas no Instagram. Ao focar automaticamente imagens suspeitas, a rede quer coibir o compartilhamento de fotos sensíveis entre os adolescentes.

Desde fevereiro, a Meta já começou a restringir automaticamente contas de adolescentes: Na prática, eles têm filtros mais restritos e verão menos conteúdos sensíveis, como postagens que abordam violência, procedimentos estéticos ou temas que possam contribuir para transtornos alimentares.


Leia mais:

Suspeito de agredir esposa em Manaus, cantor ganha mais de 2 mil seguidores nas redes sociais

Projeto institui protocolo para atender crianças e adolescentes que tentaram suicídio


Como vincular conta de adolescente a dos seus responsáveis:

  • Para haver o controle parental, responsáveis precisam conectar sua conta à do filho:
  • Para isso, toque na sua foto de perfil, vá em Mais (no ícone de três listras, na parte superior direita) e vá em Central da Família;
  • Toque em Começar e envie o convite para o adolescente (responsáveis e adolescentes precisam se seguir no Instagram);
  • Por fim, envie o convite (pode ser pelo próprio Instagram ou colar em um app de mensagem).

Outras restrições já em vigor para contas de adolescentes

  • “Modo noturno”: que silencia notificações entre 22h e 7h. Os pais também poderão supervisionar as contas dos filhos, definindo limites de uso diário e aprovando ou negando alterações nas configurações de privacidade.
  • Interação restrita: apenas seguidores conseguem marcá-los em posts ou stories, além disso, o Instagram não exibe comentários ou solicitações de DM com palavras que podem suscitar ações de bullying.
  • Limite de uso: aviso para deixar a plataforma após 60 minutos de uso.
  • Conversas limitadas: é possível apenas conversar com seguidores.

*Com informações de UOL.