Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Janones vota por aumento da conta de luz, mas joga culpa em Nikolas Ferreira e oposição

Janones vota por aumento da conta de luz, mas joga culpa em Nikolas Ferreira e oposição

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 20 de junho de 2025

O deputado federal André Janones (Avante-MG) utilizou suas redes sociais para acusar o também deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) de ter votado, favoravelmente, a um suposto aumento da conta de luz para os brasileiros.

No entanto, documentos oficiais do Congresso Nacional contradizem a versão apresentada por Janones e confirmam que Nikolas, na verdade, foi favorável à manutenção dos vetos presidenciais que poderiam evitar o encarecimento da tarifa de energia elétrica.

Na última terça-feira (17/6), o Congresso Nacional decidiu, por ampla maioria, derrubar quatro dos sete vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à chamada Lei das Eólicas Offshore, que estabelece diretrizes para a exploração de energia eólica no mar.

Essa decisão é apontada por entidades do setor elétrico como um fator que pode elevar a conta de luz em 3,5% e gerar um custo adicional de até R$ 197 bilhões aos consumidores até 2050, de acordo com estimativa da Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE).


Saiba mais:


Segundo a entidade, a medida amplia distorções no setor elétrico, impactando negativamente o orçamento das famílias brasileiras.

Apesar disso, em vídeo divulgado nas redes sociais, Janones afirmou que Nikolas teria articulado junto à oposição um “aumento na conta de energia para todo o povo brasileiro” e pediu para “desmascarar esses canalhas que querem prejudicar o povo”.

Veja o vídeo de Janones:

Registros de votação, porém, mostram que Nikolas Ferreira foi um dos poucos dentro do PL que votaram a favor de manter os vetos de Lula. A posição de Nikolas foi minoritária dentro de seu partido, já que a ampla maioria dos parlamentares do PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, acompanhou o PT na derrubada dos vetos presidenciais.

O deputado Nikolas Ferreira também se manifestou nas redes, rebatendo as acusações.

“Claro que eu não votei para poder aumentar sua conta de luz. Qual prova tem disso? Nenhuma, porque eu fiz exatamente o contrário. Eu fui a favor do veto do Lula, tem várias provas aí”, declarou.

Veja o vídeo:

O parlamentar ainda afirmou que há um plano em curso para desgastá-lo, politicamente, utilizando informações distorcidas.

Questionado pelo portal UOL, André Janones confirmou que votou pela derrubada dos vetos seguindo a orientação do governo federal. Em nota, declarou:

“Eu votei de acordo com a orientação do governo, a fim de preservar outros vetos importantes para o país”.