Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Em dois ou três meses deve ser licitado”, assegura Omar Aziz sobre obras do novo Porto de Manaus

“Em dois ou três meses deve ser licitado”, assegura Omar Aziz sobre obras do novo Porto de Manaus

Ana Flávia Oliveira
Por Ana Flávia Oliveira | 02 de maio de 2025

O senador Omar Aziz (PSD) acredita que o novo Porto de Manaus, localizado no centro da capital amazonense, deve ter o prazo de licitação para o projeto básico das obras para os próximos dois ou três meses. A declaração aconteceu nesta sexta-feira (2/5).

“Eu acho que agora, os próximos dois ou três meses deve ser licitado e a gente começa essa obra”, disse à Rede Onda Digital.

Considerada uma obra estratégica para a economia do Amazonas, a modernização do porto da Manaus Moderna continua em processos internos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para ajustes no projeto inicial.

“Em dois ou três meses deve ser licitado”, assegura Omar Aziz sobre obras do novo Porto de Manaus
2024 / Porto de Manaus – Amazonas – Brasil

A obra deve beneficiar diretamente quase dois milhões de pessoas que utilizam a via fluvial mensalmente, especialmente no interior onde o transporte de passageiros e cargas é a principal forma de mobilidade devido à precariedade e ao alto custo do sistema de aviação regional.

“O nosso transporte maior é pelas águas, nossos rios, que tem em torno de um milhão de passageiros que utilizam esse transporte e infelizmente, eu era menino, criança, morava na rua dos Barés, a forma de você entrar na embarcação e levar mercadoria ou pessoas é mesma do que era feito na década de 70, então não mudou muita coisa, infelizmente esse é o nosso problema”, explicou o pré-candidato ao Governo do Amazonas.


Saiba mais: 

Fusão PSDB e Podemos acende cenário para fortalecimento em 2026

VÍDEO: “Sou um democrata”, responde Omar Aziz ao ser perguntado se é de esquerda


 

Novo Porto de Manaus 

A futura instalação portuária pública de pequeno porte (ip4) da Manaus Moderna vai contar com terminal de passageiros e dois terminais de carga e pesqueiro. Serão duas balsas com capacidade para mais de 20 embarcações cada, além de estacionamento e restaurante.

A obra vai atender somente parte da orla e o funcionamento das feiras não será impactado.

A previsão é para o primeiro semestre de 2025 para a conclusão do projeto com os ajustes. Mas ainda existe a possibilidade de ser realizado uma nova audiência pública para validação das mudanças incorporadas.

“Eu acho que vai ser licitado, o projeto já está pronto, é um projeto que vai custar em torno de uns R$ 700 milhões, é muito importante porque você sabe que nós utilizamos um meio de transporte viário que é muito pequeno”, pontuou o senador.

Acompanhe a declaração do senador: