
Chocolate branco é ou não é chocolate? Entenda o produto e o que dizem os rótulos

O chocolate branco foi criado em 1930, mas ainda hoje persiste a história de que ele não é chocolate de verdade. Para entender de vez essa questão, é preciso entender do quê esse produto é feito, aprender a interpretar os rótulos e verificar o que diz a legislação.
Chocolate branco: definição e diferença dos demais
De acordo com a legislação brasileira, o chocolate branco deve ser constituído de, no mínimo, 20% de sólidos de manteiga de cacau. Essa definição desfaz o mito de que chocolate branco “não tem cacau”, pois a manteiga de cacau é tecnicamente considerada um derivado legítimo do fruto. Isso, portanto, permite classificar o alimento como chocolate, desde que o cacau esteja presente na quantidade exigida.
O branco requer uma quantidade um pouco menor de derivados do cacau que os outros chocolates, que, por lei, precisam ter pelo menos 25% desses ingredientes. E por não possuir massa (ou líquor) de cacau nem cacau em pó, não oferece os antioxidantes naturalmente presentes nesses ingredientes, encontrados em outros tipos do alimento.
Se você estiver à procura de uma composição mais saudável, o ideal é optar pelas versões com mais de 70% de cacau, pois os derivados do fruto estão presentes em maior quantidade nesses chocolates, o que consequentemente reduz o seu teor de açúcares.
Leia mais:
Dia Mundial do Chocolate; conheça a trajetória do doce mais popular do mundo
Os componentes do chocolate
Ao avaliar os rótulos de algumas marcas populares vendidas no Brasil, vemos que o principal ingrediente desses produtos é o açúcar. Sabemos disso porque a lista de ingredientes segue uma ordem: vem primeiro o que tem mais. Manteiga de cacau e leite também são os ingredientes indispensáveis.
No entanto, a ordem não implica em variações importantes nas tabelas nutricionais. Todos têm cerca de 60% de carboidratos e 30% de gorduras. As proteínas, que vêm do leite, estão presentes em pequena quantidade, já as fibras são ausentes. Se comparados com as versões “ao leite”, os chocolates brancos têm um pouco mais de carboidratos e gorduras, mas dependendo da marca, os valores dos macronutrientes e das calorias podem ser equivalentes.
Conclusão… É ou não é chocolate?
Você pode dizer que chocolate branco é mais doce, que não contém os antioxidantes do cacau ou até que não gosta do sabor. Só não pode afirmar que chocolate branco não é chocolate, porque isso, simplesmente, não é verdade.
Se o produto tiver pelo menos 20% de manteiga de cacau em sua composição, ele é, sim, um chocolate de verdade. Caso a receita tenha uma quantidade menor desse ingrediente, ele passa a ser denominado “sabor chocolate branco”.
Por isso, fique atento aos rótulos e confira a denominação de venda antes de comprar.
*Com informações de UOL.