
Confira dicas e ferramentas de segurança para evitar golpes no WhatsApp

O WhatsApp anunciou na terça-feira (5/8) novas ferramentas de segurança com o objetivo de ajudar os usuários a identificar e combater golpes por mensagem. As atualizações vêm acompanhadas de uma ação da empresa, que resultou no banimento de 6,8 milhões de contas ligadas a centrais criminosas que utilizavam o aplicativo para aplicar fraudes.
Entre as principais novidades está um novo resumo de segurança para conversas em grupo. Quando um usuário for adicionado por alguém que não está em sua lista de contatos a um grupo desconhecido, o WhatsApp exibirá um painel com informações essenciais sobre o grupo e orientações de segurança.
Essa função permitirá que o usuário saia do grupo imediatamente, sem precisar abrir a conversa. Caso reconheça o grupo após a leitura do resumo, o usuário poderá optar por visualizar a conversa e, então, decidir se deseja permanecer. Até essa decisão ser tomada, as notificações permanecerão silenciadas.
Saiba mais:
- “Modo cachorro”: nova tendência conquista usuários do Whatsapp; saiba o que é e como fazer
- Truque “secreto” no WhatsApp libera espaço no celular; saiba como fazer
Outra medida foca em conversas individuais iniciadas por desconhecidos. O WhatsApp explicou que golpistas costumam fazer contato prévio em outras plataformas antes de direcionar a conversa para o aplicativo.
Para reduzir esse risco, estão sendo testadas abordagens que incentivam os usuários a refletir antes de responder a mensagens de contatos desconhecidos. O app pretende exibir mais informações sobre essas contas para que os usuários tomem decisões embasadas antes de continuar a interação.

WhatsApp dá dicas para evitar golpes
Além das novas ferramentas, o WhatsApp reforçou três dicas essenciais para evitar golpes:
-
Pare e pense: desconfie de mensagens suspeitas, números desconhecidos e pedidos urgentes.
-
Questione: se a proposta parecer boa demais ou envolver envio de dinheiro, vales-presente ou códigos, é provável que seja um golpe.
-
Verifique: confirme a identidade do remetente por outro canal. Se alguém afirma ser seu familiar, tente ligar diretamente para ele usando outro número ou meio.