Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Meia tonelada de pasta base de cocaína são apreendidos em balsas petroleiras no Amazonas

Meia tonelada de pasta base de cocaína são apreendidos em balsas petroleiras no Amazonas

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 16 de abril de 2025

Durante a 57ª edição da Operação Fronteira Mais Segura, uma ação conjunta das forças de segurança do Amazonas resultou na apreensão de aproximadamente 550 quilos de pasta base de cocaína. A operação foi realizada na manhã de quarta-feira (16/04), na Base Arpão III, em Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e integra os esforços do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (ENFOC), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A droga foi encontrada escondida em uma das três balsas de transporte de petróleo da empresa Navetrans, que havia partido da cidade de Bretaña, no Peru, com escala em Tabatinga e destino final em Manaus. A inspeção foi realizada com o auxílio dos cães farejadores Xerif e Delta, que indicaram a presença do entorpecente escondido em sacos de fibra, dentro de compartimentos vazios da embarcação.

(FOTO: Divulgação/ PM-AM)

Ao todo, foram apreendidos 501 tabletes da substância, identificada como pasta base de cocaína. O prejuízo estimado ao crime organizado com essa apreensão ultrapassa os R$ 85 milhões.


Leia mais:

Pai mata filha de 8 anos após reclamações da escola, no ES

VÍDEO: Baby do Brasil é criticada por pedir que vítimas de abuso sexual perdoem seus agressores


Seis homens foram presos em flagrante durante a operação e encaminhados à autoridade policial da Base Arpão III, onde prestaram depoimento e permanecem à disposição da Justiça.

Além da droga, a polícia apreendeu:

  • Três balsas de transporte (duas com 4 milhões de litros de petróleo cru cada e uma com 3,2 milhões de litros);

  • Um barco empurrador com motor de 829HP;

  • Seis aparelhos celulares e um tablet;

  • R$ 700,00 em espécie.

A ação integra a Operação Protetor das Fronteiras e Divisas, da Senasp, e reforça o combate ao tráfico de drogas por rotas fluviais na região amazônica, intensificando a fiscalização em áreas estratégicas de fronteira.