Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Meta é acionada na Justiça por lucros com golpes nas redes sociais; entenda

Meta é acionada na Justiça por lucros com golpes nas redes sociais; entenda

Ingrid Galvão
Por Ingrid Galvão | 28 de abril de 2025

A AGU (Advocacia-Geral da União) entrou com uma Ação Civil Pública nesta segunda-feira (28/4) contra a Meta, empresa responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp. O governo acusa a gigante das redes sociais de enriquecimento ilícito e danos morais coletivos por permitir a veiculação de ao menos mil setecentos e setenta anúncios fraudulentos que usavam símbolos oficiais e imagens de autoridades públicas para aplicar golpes.

Segundo a AGU, as peças publicitárias prometiam saques de valores ao público, muitas vezes exigindo taxas falsas, e usavam Inteligência Artificial para manipular rostos de líderes políticos. A ação pede que a Meta seja condenada e obrigada a devolver os valores recebidos com esses anúncios ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.


Leia mais:

VÍDEO: Grávida de 7 meses é derrubada ao tentar defender cachorro de ataque de cães: “Me desesperei”

Brasileiro que ganhou R$ 5 milhões em loteria americana recebe o prêmio vestido com camisa do Flamengo


Entre os símbolos usados nos golpes estão as marcas do Bolsa Família, da Receita Federal, da Polícia Federal, do PIX, do portal gov.br e da identidade visual do Governo Federal. A Meta foi procurada, mas disse que não irá se manifestar sobre o caso.