Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ministério da Educação diz ainda não ter data para lançamento do novo Fies

Ministério da Educação diz ainda não ter data para lançamento do novo Fies

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 05 de janeiro de 2024

O ministro da Educação, Camilo Santana, admitiu ainda não ter prazo definido para lançar o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Ao ser questionado pelo colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, sobre a data, o ministério respondeu:

“O novo desenho do Fies será oportunamente anunciado, com devida aprovação pelo Comitê Gestor do Fies (CGFIES), colegiado composto por representantes dos Ministérios da Educação, da Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Casa Civil da Presidência da República”.


Leia mais:

Brasil tem mil obras paradas na educação básica; 53 ficam no Amazonas

Plano Nacional de Educação será encaminhado ao Congresso em 2024


Ao longo de 2023, Santana falou em algumas ocasiões sobre o lançamento do novo Fies: primeiro que poderia ocorrer em julho, depois no final do ano. O grupo de trabalho que elabora a reformulação do programa foi criado em 8 de março e tinha duração inicial de seis meses.

Atualmente, está em andamento o programa Renegocia do Fies, que permite a renegociação de dívidas de educação e que pode conceder descontos de até 99% em dívidas do Fundo. O prazo para solicitar a renegociação de débitos vai até 31 de maio de 2024.

Para realizar a simulação ou solicitar a renegociação, é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Esse processo pode ser feito virtualmente, por meio de aplicativos.

*Com informações de Metrópoles