Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Ministro da Agricultura defende posse de arma de fogo por proprietários rurais

Ministro da Agricultura defende posse de arma de fogo por proprietários rurais

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 28 de maio de 2025

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, defendeu publicamente, nesta quarta-feira (28/5), a posse de armas por proprietários rurais. A declaração foi feita durante uma audiência na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.

Segundo Fávaro, a medida é necessária para garantir a segurança no campo, protegendo os produtores rurais de ações criminosas.

“Eu não sou atirador esportivo, nem tenho arma de fogo. Mas defendo publicamente a necessidade de que, no campo, um proprietário rural tenha uma arma. Se o bandido souber que ele está desarmado, o produtor vira refém por natureza. É para defesa pessoal”, afirmou o ministro da Agricultura.

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro
(Foto: Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

A fala de Carlos Fávaro ocorreu em meio a questionamentos de parlamentares sobre medidas voltadas para a ampliação da segurança pública em áreas rurais. A preocupação com a vulnerabilidade de produtores frente à criminalidade no campo foi um dos principais pontos abordados durante a audiência. O ministro ressaltou que a possibilidade de o produtor rural estar armado pode inibir a ação de criminosos e assegurar maior tranquilidade às famílias que vivem em zonas afastadas dos centros urbanos.

Proprietario Rural armado - arma de fogo
(Foto: Reprodução/Internet)

Saiba mais:


Além de defender a posse de armas para produtores rurais, Fávaro destacou a importância de se investir na expansão da conectividade no campo. Para ele, o acesso à internet de qualidade é fundamental não apenas para a segurança, mas também para o desenvolvimento e a modernização das atividades agrícolas.

O ministro citou como exemplo a Starlink, serviço de internet via satélite da empresa SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk.

“Eu, por exemplo, tenho Starlink nas propriedades da minha família. É uma ferramenta muito importante”, afirmou Fávaro, apontando que a conectividade permite não apenas comunicação rápida e eficiente, mas também acesso a informações vitais para o cotidiano do produtor rural.

Fávaro revelou ainda que pretende pleitear, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a criação de uma linha de crédito específica para pequenos produtores adquirirem serviços de internet via satélite. De acordo com ele, essa medida seria essencial para democratizar o acesso à tecnologia e melhorar as condições de vida no meio rural.

“E não só para segurança pública. Com internet no campo, os produtores terão mais acesso à informação”, concluiu o ministro.