Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“Um Sonho Garantido”: neta de Lindolfo Monteverde lança livro que resgata a memória da família e do Boi Garantido

“Um Sonho Garantido”: neta de Lindolfo Monteverde lança livro que resgata a memória da família e do Boi Garantido

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 20 de maio de 2025

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (20/5), com apoio da Lei Paulo Gustavo, o livro Um Sonho Garantido, escrito por Cleumara Monteverde, professora, produtora cultural e neta de Lindolfo Monteverde, criador do Boi Garantido. A obra resgata as raízes do boi vermelho e branco a partir das memórias da família Monteverde, com destaque para Alexandrina Monteverde — a dona Xanda — mãe de Lindolfo e figura central na história da Baixa da Xanda, território tradicional do Garantido que está em processo de certificação como comunidade quilombola.

Com ilustrações do artista parintinense Alexandre Haidos, o livro traz uma abordagem afetiva e histórica sobre a construção do Boi Garantido, reunindo relatos orais, fotos, vídeos e fitas cassete preservadas por Cleumara ao longo de mais de duas décadas. Segundo a autora, a ideia surgiu do desejo de eternizar a memória familiar e valorizar o protagonismo de mulheres negras, como dona Xanda, que, ainda em 1913, incentivou o filho a brincar de boi com elementos simples da floresta, como folhas de curuatá.

“Esse livro é mais do que um resgate histórico. É uma luta por reconhecimento, por memória e por identidade. Dona Xanda foi resistência e empoderamento em um tempo em que mulheres negras eram invisibilizadas”, afirma Cleumara.


Saiba mais: 

Brahma lança latas temáticas para celebrar o Festival de Parintins 2025

Caprichoso e Garantido serão homenageados na Câmara dos Deputados


Pedro Marcos Mansour, historiador do Departamento de Patrimônio Histórico da SEC, ressaltou a importância da publicação como ferramenta de valorização da cultura popular e da história do povo parintinense. “É uma obra que vai servir tanto para a educação de crianças e jovens quanto como fonte de pesquisa para estudiosos da cultura amazônica”, destacou.

O lançamento ao público acontecerá no dia 12 de junho, no Curral da Baixa, durante a tradicional ladainha de Santo Antônio, em Parintins. A obra também será disponibilizada para venda online em breve.