Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Morte de detento desencadeia princípio de rebelião no presídio do Puraquequara, em Manaus

Morte de detento desencadeia princípio de rebelião no presídio do Puraquequara, em Manaus

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 18 de junho de 2025

Um princípio de rebelião foi registrado na tarde desta quarta-feira (18/6), na Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), zona Leste da capital amazonense, após a morte de um detento que havia sido transferido do local para atendimento hospitalar. A vítima foi identificada como Davi Alves dos Santos, de 24 anos.

De acordo com o registro da ocorrência na Polícia Civil, Davi foi levado por agentes penitenciários ao Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo por volta das 10h30, apresentando sinais visíveis de agressão. Ele deu entrada no setor de politrauma, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito ainda pela manhã. O corpo permanece no necrotério da unidade hospitalar, e até o momento não há confirmação sobre o contato com familiares.

Pouco depois do horário do almoço, por volta das 12h, detentos da UPP iniciaram um tumulto que, segundo informações preliminares, teria sido motivado por um conflito entre membros de facções criminosas rivais. A suspeita é de que Davi tenha sido morto por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), por suposta ligação com o Comando Vermelho (CV), o que teria acirrado os ânimos dentro da unidade.


Saiba mais:

VÍDEO: motociclista fica inconsciente após acidente em via movimentada na zona norte de Manaus

Mulher que invadiu Capitólio rejeita perdão de Trump e diz: Estávamos errados;


Equipes da segurança penitenciária foram acionadas para conter o princípio de rebelião e reforçar a vigilância no presídio. Até o momento, a situação está sob controle, mas segue sendo monitorada pelas autoridades.

Na noite desta quarta-feira, 20 detentos supostamente envolvidos na confusão foram encaminhados ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde estão sendo ouvidos.

NOTA SEAP AM

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que, nesta quarta-feira, 18 de junho, ocorreu um desentendimento entre internos da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP), que resultou na morte de um dos custodiados.

A Seap instaurou procedimento para apurar os fatos. Os internos envolvidos foram conduzidos à Delegacia Especializada para prestar esclarecimentos.