Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
“O PSOL está desperdiçando um processo eleitoral em que ele poderia sair maior”, diz Marcelo Amil sobre decisões da sigla

“O PSOL está desperdiçando um processo eleitoral em que ele poderia sair maior”, diz Marcelo Amil sobre decisões da sigla

Jornalismo
Por Jornalismo | 29 de julho de 2024

A convenção partidária do PSOL marcada para último domingo, dia 28, foi transferida para o mesmo dia da oficialização da candidatura de Marcelo Ramos (PT) o Prefeito de Manaus pela Federação PT, PCdoB e PV, no domingo, dia 4/08. A sigla tem a advogada Natália Demes como pré-candidata à Prefeitura de Manaus.

De acordo com a nota divulgada pela Executiva Municipal, a justificativa da mudança “ocorre para necessidade de maior tempo para aprofundar os diálogos sobre a tática eleitoral majoritária”, diz trecho do documento.

O adiamento da convenção e a tática eleitoral adotada pela sigla, que não tem mais a REDE, que declarou apoio a Marcelo Ramos, chamou a atenção do advogado Marcelo Amil, que criticou o atual momento da sigla. Amil teve o nome rejeitado pela direção do PSOL à pré-candidatura.

“Eu não sei exatamente o que tá acontecendo, porque o PSOL virou uma seita. Antes, o diretório reunia e era aberto a todo mundo, agora elas nem avisam mais quando vai ter reunião. O PSOL está desperdiçando um processo eleitoral em que ele poderia sair maior, para sair nanico de novo”, analisou Amil, sobre as decisões tomadas pela sigla durante o processo de pré-candidatura eleitoral.

O advogado chegou a anunciar seu nome como pré-candidato da sigla, no entanto foi preterido pela direção que optou por Natália. A escolha do novo nome levou Amil a protocolar uma representação contra Natália Demes, na Executiva Estadual.

Amil alegou que Natália Demes Bezerra Tavares Pereira é sócia da empresa NND Comércio e empreendimentos LTDA, com capital social de R$ 1.600.000,00 (um milhão e seiscentos mil reais), e possui processos por suposto desvio de recurso público, o que fere a ética e moral do partido.

A justificativa para a representação refere-se a processos de improbidade administrativa movidos pela prefeitura do município de Nova Olinda do Norte, o que destoa frontalmente dos preceitos éticos e ideológicos do PSOL. De acordo com Amil, a empresa NND Comércio e Empreendimentos LTDA tem processos referentes a aluguéis, compras, cheques sem fundo e contratação de serviços de trabalhadores não pagos.

Candidatura Mantida

Em declaração à reportagem da Rede Onda Digital, Natália afirmou que a “candidatura à prefeitura de Manaus está mantida”. A representante do PSOL não comentou as críticas de Marcelo Amil.

A reportagem também tentou contato com o pré-candidato Marcelo Ramos sobre um possível alinhamento do PSOL com a Federação PT, PCdoB e PV. Assim que o questionamento for respondido, essa matéria será atualizada.