Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Papa apresenta melhora, mas Vaticano tem carta de renúncia pronta caso saúde o impeça de seguir no cargo

Papa apresenta melhora, mas Vaticano tem carta de renúncia pronta caso saúde o impeça de seguir no cargo

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 21 de fevereiro de 2025

Segundo o mais recente comunicado de quinta (20/2), o Vaticano informou que a saúde do Papa Francisco apresentou “leve melhora” e ele não teve mais febre.

“A condição clínica do Santo Padre está melhorando ligeiramente. Ele está apirético e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. Esta manhã, recebeu a Eucaristia e depois se dedicou a atividades de trabalho”, diz o comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da Santa Sé.

O pontífice está internado no Hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia dupla. Ele tem 88 anos.


Leia mais:

Conclave: Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus é elegível a próximo Papa

Papa Francisco pode estar no fim da vida, afirma imprensa italiana


Carta de renúncia

A saúde do papa virou notícia mundial e causa preocupação em católicos no mundo todo. Vale lembrar que Francisco tem pronta uma carta em que renuncia ao cargo de líder da Igreja Católica, caso sua saúde o impeça de permanecer no posto.

Ele mesmo anunciou a existência da carta, que teria sido redigida há dez anos, em entrevista ao jornal espanhol ABC em dezembro de 2022. A carta está de posse do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Francisco disse:

“Assinei a renúncia e disse a ele: ‘em caso de impedimento médico ou algo assim, aqui está minha renúncia. Você a tem'”.

Na ocasião, o papa afirmou não ter receio que o mundo saiba da existência de sua carta de renúncia.

Agenda do papa

Agenda do papa está cancelada até domingo (23/02). Em um primeiro momento, a Santa Sé havia cancelado a agenda de Francisco até esta quarta, mas ontem anunciou o cancelamento de sua audiência jubilar de sábado (22) e informou que o papa não presidiria a missa de domingo.

Esta é sua quarta internação desde que assumiu o pontificado, em 2013. O pontífice tem enfrentado problemas de saúde nos últimos anos, incluindo crises regulares de gripe, dor no nervo ciático e uma hérnia abdominal que exigiu cirurgia em 2023.

*Com informações de UOL