Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Papa Francisco passa por novas seções de fisioterapia respiratória, diz Vaticano

Papa Francisco passa por novas seções de fisioterapia respiratória, diz Vaticano

Phill Vasconcelos
Por Phill Vasconcelos | 04 de março de 2025

O Vaticano divulgou, na tarde desta terça-feira (4/3), um novo boletim médico sobre o estado de saúde do papa Francisco, de 88 anos. De acordo com a Santa Sé, o pontífice não apresentou novos episódios de insuficiência respiratória ou broncoespasmo e permanece sem febre, cooperativo com as terapias e orientado.

O boletim informa que, na manhã desta terça-feira, Francisco foi transferido para oxigenoterapia de alto fluxo e passou por sessões de fisioterapia respiratória. Durante a noite, conforme planejado, a ventilação mecânica não invasiva será retomada, devendo permanecer até a manhã de quarta-feira (5/3). O prognóstico segue reservado, indicando que o estado de saúde do papa ainda requer cuidados intensivos.

Evolução do quadro clínico

O papa Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, em Roma. Inicialmente diagnosticado com bronquite, o quadro evoluiu para uma pneumonia, comprometendo ambos os pulmões.

Na segunda-feira (3/3), o Vaticano informou que o pontífice sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda, causados por acúmulo de muco nos brônquios e broncoespasmo.


Leia mais

Papa Francisco sofreu “dois episódios de insuficiência respiratória aguda”, informa o Vaticano

Estudo revela que narcisistas são mais propensos a se sentirem excluídos


Para remover as secreções, foram realizadas duas broncoscopias, seguidas da retomada da ventilação mecânica não invasiva. Apesar da gravidade da situação, Francisco se manteve vigilante e colaborativo durante todo o tratamento.

Esta é a ausência mais prolongada do papa desde o início de seu pontificado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano ainda não estimaram um prazo para a alta hospitalar.

Fiéis manifestam apoio

Enquanto o pontífice segue internado, fiéis de diversas partes do mundo continuam enviando mensagens de apoio e realizando vigílias em sua homenagem. Na entrada principal do Hospital Gemelli, é possível ver velas, flores e imagens de Francisco, deixadas por devotos que acompanham de perto sua recuperação.

A Santa Sé segue monitorando o quadro de saúde do papa e deve divulgar novas atualizações conforme houver mudanças em seu estado clínico..