Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Parintins 2025: Polícia Civil divulga orientações de segurança para mulheres durante o festival

Parintins 2025: Polícia Civil divulga orientações de segurança para mulheres durante o festival

Arquipo Goes
Por Arquipo Goes | 03 de junho de 2025

Com a proximidade do Festival de Parintins, que será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) está reforçando ações de conscientização voltadas à segurança das mulheres que irão participar da tradicional festa folclórica na Ilha Tupinambarana, a 369 quilômetros de Manaus.

O evento, que atrai milhares de torcedores dos bois Caprichoso e Garantido, também demanda atenção especial diante do aumento de circulação de pessoas, o que pode favorecer situações de risco, principalmente, para o público feminino.

De acordo com a delegada Patrícia Leão, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir situações de violência, como manter-se sempre acompanhada de amigos ou pessoas de confiança e ter cautela ao interagir com desconhecidos, tanto durante o deslocamento quanto nas festas.

“É recomendável evitar viagens solitárias, dar preferência a grupos e comunicar familiares sobre horários e meios de transporte utilizados. Durante a travessia, o ideal é escolher assentos próximos a outras pessoas para não ficar isolada”, explicou a delegada.


Leia mais:

Festival de Parintins: TJAM estabelece limite de idade para acesso às arquibancadas

Procon-AM orienta consumidores sobre direitos nas passagens para o Festival de Parintins


Ela também alertou para os riscos ampliados pelo consumo de álcool, como casos de importunação sexual e violência, e reforçou a importância da vigilância constante durante o evento.

“É fundamental que as mulheres fiquem atentas ao ambiente, busquem ajuda imediatamente ao se sentirem desconfortáveis e denunciem qualquer tipo de agressão. A segurança depende da colaboração de todos, homens e mulheres”, destacou.

A Polícia Civil (PC-AM) reafirma seu compromisso com a proteção das mulheres e incentiva o registro de denúncias em caso de qualquer situação de violência ou assédio, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos que participam do festival.