
Festival de Parintins impulsiona turismo internacional no Amazonas

O 58º Festival de Parintins reafirmou o Amazonas como referência no turismo cultural e internacional, reunindo mais de 120 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de junho na Ilha Tupinambarana.
Entre os visitantes, esteve a norte-americana Denise Haywood, gerente de eventos de Nova York, que participou pela primeira vez do festival e descreveu a experiência como “inesquecível e transformadora”.
“Já viajei por muitos lugares, mas nada se compara ao que vivi aqui. É uma celebração única no mundo”, afirmou Denise, que veio ao estado após vencer uma promoção da Amazonastur em parceria com a Azul Linhas Aéreas e o setor de turismo, durante o lançamento da Galeria Visit Brasil – Amazônia, realizado em setembro de 2024 nos Estados Unidos.

Durante sua estadia, a visitante prestigiou a última noite de disputa entre os bois Garantido e Caprichoso diretamente do camarote institucional da Amazonastur, no Bumbódromo. Encantada com o espetáculo, ela destacou o impacto cultural da festa.
Tudo é vibrante: as pessoas, a energia, os figurinos, a dança. O Amazonas é muito mais que floresta, é emoção e arte viva”, disse.
A presença de estrangeiros no evento também foi destacada pela diretora de Marketing da Amazonastur, Ana Claudia Rego, que reforçou a importância da internacionalização do festival.
“Recebemos turistas de vários lugares do mundo. Esse tipo de intercâmbio fortalece nossa cultura e movimenta a economia local, gerando emprego e renda para a população”, disse.
Leia mais:
Garantido realiza Festa da Vitória neste sábado (5/7) no Sambódromo
Ex-sinhazinha do Caprichoso diz acreditar na vitória do Garantido em 2025: “Ele segue o regulamento”
Turismo estruturado e experiências imersivas
Além das apresentações no Bumbódromo, os visitantes puderam contar com a 5ª edição do Espaço do Turismo, instalado no Turistódromo, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo. A estrutura ofereceu suporte ao turista com distribuição de brindes, cabine fotográfica, pontos instagramáveis, entrega do Passaporte Parintins e orientação sobre roteiros através da plataforma “Amazonas To Go”.
Outro destaque foi a Praça Gastronômica, que integrou o Panavueiro Fest com shows musicais e telões transmitindo os espetáculos dos bois. O espaço ofereceu ao público pratos típicos da culinária regional, lanches e doces locais, promovendo uma verdadeira imersão nos sabores da Amazônia.
Reconhecido como o maior festival folclórico a céu aberto do planeta, o Festival de Parintins segue como um dos principais cartões-postais do Brasil, reforçando o Amazonas no cenário turístico mundial.