Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Paulo Texeira afirma que edital para novo leilão de arroz importado sai em até 10 Dias

Paulo Texeira afirma que edital para novo leilão de arroz importado sai em até 10 Dias

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 13 de junho de 2024

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira (PT), anunciou nesta quarta-feira (12/06) que o edital para um novo leilão de arroz importado será publicado em até dez dias. A declaração foi feita após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

A decisão de lançar um novo edital veio após a anulação da compra de 263,3 mil toneladas de arroz importado na última terça-feira (11/06). A medida foi tomada depois que o governo avaliou que a maioria das empresas vencedoras do leilão anterior não possuía capacidade financeira para cumprir os contratos.

A Controladoria-Geral da União (CGU), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Receita Federal participarão da elaboração do edital, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

“O presidente Lula participou dessa decisão de anular esse leilão e proceder um novo leilão, mais aperfeiçoado do ponto de vista de suas regras”, afirmou Teixeira na terça-feira.

“Por isso, a CGU, a AGU e a Receita Federal participarão da elaboração desse novo leilão, juntamente com a Conab, para garantir que ele esteja em outras bases.”


Saiba mais:


O principal objetivo da importação de arroz é assegurar o abastecimento e estabilizar os preços do produto no mercado interno. As inundações no Rio Grande do Sul, em abril e maio deste ano, afetaram a produção do estado, que é responsável por cerca de 70% do arroz consumido no Brasil.

*com informações de Agência Brasil e Carta Capital