Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Janja é desaprovada por 50% dos que a conhecem, revela pesquisa

Janja é desaprovada por 50% dos que a conhecem, revela pesquisa

Otávio Vislley
Por Otávio Vislley | 21 de março de 2025

Uma pesquisa realizada pelo instituto PoderData entre os dias 15 e 17 de março de 2025 revelou que metade dos eleitores que conhecem Rosângela Lula da Silva, a Janja, desaprova sua participação no governo de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O percentual representa um crescimento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada há seis meses, dentro da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento também aponta que 29% dos entrevistados aprovam a atuação da primeira-dama, enquanto 21% não souberam responder. Janja se tornou uma figura muito conhecida no Brasil desde o início do terceiro mandato de Lula. Em setembro de 2022, antes da eleição presidencial, 63% dos eleitores afirmavam conhecê-la.

primeira-dama Janja
(Foto: Divulgação)

Agora, esse percentual subiu para 83%, sendo que 46% dizem conhecê-la “de ouvir falar” e 37% afirmam conhecê-la “bem”. Apenas 17% dos eleitores declararam não ter conhecimento sobre ela.

Confira os dados da pesquisa sobre Janja:

Janja - pesquisa -poderdata
(Foto: Divulgação/PoderData)

Saiba mais:


Apesar de não ocupar um cargo oficial no governo, Janja tem desempenhado um papel ativo e se destacado em diversas agendas nacionais e internacionais. Ela já acompanhou o presidente em eventos como as Olimpíadas no Catar, a Assembleia Geral da ONU e, atualmente, está no Japão, auxiliando na preparação da agenda de Lula, que deve chegar ao país na próxima segunda-feira (24 de março de 2025). Após a viagem à Ásia, Janja também seguirá para Paris, na França, onde representará o Brasil na Cúpula Nutrição para o Crescimento (N4G), entre os dias 26 e 30 de março.

Janja, Lula e cadelas
O presidente Lula, a primeira-dama Janja e as cadelas Paris e Resistência. (Foto: reprodução/ Redes sociais)

A participação ativa da primeira-dama no Executivo tem gerado repercussão e críticas, especialmente por parte da oposição e de adversários do governo nas redes sociais. Recentemente, Janja foi alvo de cobranças por mais transparência em suas atividades. Em resposta, começou a divulgar sua agenda no Instagram, mas, dias depois, desativou sua conta e parou de publicar suas atividades diárias.