Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Estudo aponta que ter pets pode trazer benefícios à pessoa equivalentes ao casamento

Estudo aponta que ter pets pode trazer benefícios à pessoa equivalentes ao casamento

Ivanildo Pereira
Por Ivanildo Pereira | 20 de abril de 2025

Ter um pet, gato ou cachorro, para lhe fazer companhia pode melhorar seu bem-estar tanto quanto ser casado ou encontrar-se regularmente com amigos e parentes, comprovou uma pesquisa. Segundo estudo publicado na revista Social Indicators Research, ter um animal de estimação vale até 70.000 mil euros (R$ 441 mil) por ano em satisfação com a vida.

Para calcular esse resultado, foi utilizada uma métrica capaz de converter níveis de satisfação de vida em um valor monetário. Nesse sentido, o “preço implícito” ganho com um animal de estimação chega a 70 mil euros (cerca de R$ 450 mil) por ano.

Esse número seria praticamente o mesmo que o aumento teórico na renda que você obteria por ter um cônjuge ou por se encontrar com amigos e parentes regularmente, defenderam os pesquisadores.


Leia mais:

Perigo! Confira as plantas que podem envenenar seus pets

Coceira em pets: conheça as principais causas e como prevenir


Para chegar a essa conclusão, foram usados dados coletados em uma pesquisa de longa duração com 2.500 famílias britânicas.

Os pesquisadores uma ferramenta estatística complexa conhecida como abordagem de variáveis ​​instrumentais. Ela funciona encontrando “uma terceira variável que está correlacionada com, no caso, os animais de estimação, mas não está correlacionada com a satisfação com a vida”, explicou um dos autores do estudo.

Com informações de Metrópoles.