Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Na CMM, Alfaia vê CPI do Asfalto como ‘chantagem à gestão do prefeito’ e Rosses defende proposta do irmão na Aleam

Na CMM, Alfaia vê CPI do Asfalto como ‘chantagem à gestão do prefeito’ e Rosses defende proposta do irmão na Aleam

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 05 de agosto de 2025

Durante a sessão plenária desta terça-feira (5/8), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), os vereadores Eduardo Alfaia (Avante) e Coronel Rosses (PL) trocaram farpas por conta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que o deputado estadual Delegado Péricles (PL) tenta instaurar na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Tudo começou quando Alfaia criticou a proposta de Péricles de investigar a Prefeitura de Manaus em razão dos buracos nas vias da capital. Em sua fala, Alfaia acusou o parlamentar de tentar se promover politicamente, chamando-o de “salvador da pátria”.

“Agora o Delegado Péricles aparece como o salvador da pátria, há poucos meses da eleição, onde ele certamente tentará a reeleição. Aí agora ele quer surgir como um arquétipo de herói, como aquele que vai solucionar todos os problemas de infraestrutura da cidade de Manaus — asfaltamento, ruas, tapa-buracos, drenagem. Eu pergunto: onde estão os milhões que o Delegado Péricles teve acesso como deputado estadual, com possibilidade, via emendas ao orçamento, de destinar recursos para ajudar? Fica aqui a minha pergunta à vossa excelência, que é, além de irmão, seu aliado político”, questionou Alfaia.

O líder do prefeito na Casa Legislativa também afirmou que, atualmente, é muito fácil “atirar pedras” e apontar problemas na gestão pública, sem propor soluções concretas.

“É muito fácil ficar jogando pedras ou encontrando problemas, mas nada foi feito por parte do deputado, autor dessa CPI, para tentar ajudar a cidade de Manaus. E, diga-se, seu irmão é deputado hoje graças aos votos dos eleitores e munícipes desta cidade. Foi Manaus, sim, quem deu o maior percentual de votos ao seu irmão, garantindo a ele um novo mandato em 2022. Portanto, é lamentável uma postura como essa. Eu não acredito que a Assembleia se curvará a essa ilegalidade, a essa inconstitucionalidade. A Assembleia não pode se prestar a agir com esse maquiavelismo político, ou seja, com uma tentativa de chantagem ou de extorsão contra o prefeito David. É uma tentativa de criar desgaste à gestão do prefeito”, destacou Alfaia.


Saiba mais:


Logo em seguida, o vereador Coronel Rosses subiu à tribuna da CMM para rebater as falas do colega, defendendo a proposta da CPI. Rosses afirmou que o pedido partiu da própria população de Manaus e confirmou que ele mesmo solicitou ao irmão que apresentasse o requerimento na Aleam.

“Quem solicitou isso, esse pedido, esse requerimento, foi a própria população de Manaus que nos elegeu. Como percebi que aqui a gente não consegue ter transparência, que as coisas não são colocadas no lugar, que não há justiça, tivemos que ir até lá. Então, coloque isso na minha conta, não apenas na conta do meu irmão. Foi um pedido meu para ele”, afirmou Rosses.

O vereador também ressaltou que o mandato de Péricles tem foco na saúde e destacou o trabalho do deputado na destinação de emendas para o setor.

“O senhor usou o termo certo: a saúde é prioridade na segunda gestão do deputado Péricles. Tanto que, se o senhor tiver acesso ao Portal da Transparência, verá quantos milhões ele já destinou para a saúde. E hoje, mesmo não sendo médico, nem da área da saúde — sendo, na verdade, da segurança pública — ele é o maior defensor da saúde. Vá a qualquer hospital público do Estado, a qualquer fundação, ao Hemoam, ao que for — os senhores verão que ele é referência”, disse Rosses.

O parlamentar criticou a atual gestão municipal e afirmou que Manaus vive um “mundo de fantasia” sob o comando do prefeito David Almeida (Avante).

“Nós vivemos aqui, realmente, num mundo de fantasia — o mundo de fantasia dos Almeidas. Porque, pelo que se fala diariamente neste plenário, parece que vivemos em Florianópolis ou Balneário Camboriú, já que não existem problemas na cidade de Manaus. Mais uma vez, ressalto: foi um pedido da população de Manaus. E parabenizo aqui os dez bravos deputados que assinaram esse requerimento. Tenho otimismo e fé em Deus de que essa CPI será instaurada”, finalizou Rosses.

Assista ao vídeo: